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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,41
MB
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Título: |
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Práticas administrativas e pedagógicas desenvolvidas na implementação do proeja na EAFAJT: discurso e realidade |
Autor: |
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Maria Imaculada de Sousa Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNB/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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238 |
Resumo |
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Esta pesquisa procurou analisar as práticas pedagógicas e administrativas desenvolvidas
na implementação do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio
na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA - na Escola Agrotécnica
Federal Antônio José Teixeira (EAFAJT). O trabalho avaliou; também; como essas
práticas se articularam com a proposta do PROEJA; através da análise do Documento
Base que fundamenta teoricamente o Programa; verificação do Plano de Curso
elaborado pela instituição para o PROEJA; assim como a abordagem dada ao PROEJA
no Plano de Desenvolvimento Institucional. Foi feito um levantamento do perfil dos
estudantes do PROEJA; procurando descobrir quais suas expectativas. A abordagem
metodológica fundamentou-se nos princípios da pesquisa etnográfica; qualitativa
descritiva; estudo de caso. O campo empírico foi representado por gestores;
professores e alunos do PROEJA da EAFAJT. Foram utilizados como instrumentos de
pesquisa: a observação; entrevista semi-estruturada; questionários e análise documental.
A pesquisa aponta; dentre outros resultados; que há pouco conhecimento; por parte dos
gestores; da proposta do PROEJA. O plano de curso apresenta-se desconectado com a
fundamentação teórica proposta pelo Documento Base; deixando clara a falta de uma
política sólida da escola que direcione as ações para o programa. A prática docente
mostra-se bancária e pouco reflexiva e os jovens e adultos atendidos pelo PROEJA são;
majoritariamente; os egressos do ensino médio; o que deixa uma inquietação de como
trazer o verdadeiro público-alvo (egressos do ensino fundamental). As expectativas dos
estudantes estão ancoradas na melhoria de vida após adquirir uma formação profissional.
Mediante esse quadro; pode-se afirmar que para consolidar o PROEJA como uma
política pública educacional do Estado brasileiro; não bastam apenas uma infraestrutura
adequada e recursos humanos qualificados; é preciso; acima de tudo; profissionais
comprometidos com a educação e com a sociedade de um modo geral. |
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