Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  22,66 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação [...]
Autor:  
  Nádia Kienen   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSC/PSICOLOGIA
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  309
Resumo  
  O objetivo deste trabalho é caracterizar as classes de comportamentos que compõem a formação do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos psicológicos. Para tanto, foram avaliados cinco tipos de documentos: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (DCN-P), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior (DCN-Pr), projetos de cursos em Psicologia, livros e instruções de um curso sobre programação de ensino. As classes de comportamentos derivadas desses documentos foram organizadas num sistema comportamental, na forma um diagrama de decomposição. Após a organização desse sistema, foi realizado um procedimento de decomposição de classes de comportamentos complexas, com base em categorias e subcategorias dessas classes, criadas a partir dos graus de abrangência e da função dessas classes. Foi possível identificar 11 classes de comportamentos relativas à intervenção por meio de ensino a partir das DCN-P, 26 das DCN-Pr , 412 dos demais documentos e 694 a partir da decomposição de classes de comportamentos (feita somente para uma classe geral de comportamentos componente da intervenção por meio de ensino). A distribuição das classes de comportamentos identificadas nos diferentes documentos é imprecisa e pouco homogênea, sendo o sistema comportamental construído a partir delas insuficiente para nortear a formação do psicólogo para intervenção por meio de ensino sobre fenômenos psicológicos. Já o procedimento de decomposição de comportamentos complexos possibilitou descobrir grande quantidade de classes de comportamentos envolvidas na intervenção por meio de ensino, demonstrando que essa modalidade de intervenção do psicólogo não está limitada à atuação desse profissional como um "professor de Psicologia" (no ensino formal), mas a intervenções em quaisquer situações em que seja necessário capacitar alguém a lidar com comportamentos (próprios ou de outrem).
     
    Baixar arquivo