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Título:  
  Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação
Autor:  
  Juliana Merçon   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UERJ/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  908
Resumo  
  No aprendizado daquilo que nos constitui; do que nos afeta aumentando ou diminuindo nossa potência; move-se o próprio devir da ética; isto é; a passagem de um existir passivo a um viver ativo; ou; ainda; a conversão de nossa servitude em liberdade. A ética pensada como um aprendizado afetivo implica a atenção à singularidade que nos define e; por este e outros motivos; distingue-se dos processos educativos formais; os quais sustentam-se; fundamentalmente; através de poderes morais; universalizadores. Investigar como vários aspectos que participam de um aprendizado ético-afetivo divergem ou se aproximam do atuar da educação é a principal tarefa a que este estudo se dedica.
     
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