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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,31
MB
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Título: |
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Educação a distância: um olhar sobre a profissionalidade docente na educação online |
Autor: |
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Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UCDB/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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227 |
Resumo |
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A atual expansão de propostas de educação a distância aponta para a emergência de se
atentar para os diferentes ambientes de trabalho onde os professores estão inseridos.
Partindo dessa constatação, essa dissertação se propôs analisar a profissionalidade docente
na educação online. Vinculado à Linha de Pesquisa “Práticas Pedagógicas e suas Relações
com a Formação Docente”, esse trabalho teve como objetivos específicos: 1. Investigar os
processos de formação dos professores da educação online, 2. Descrever e interpretar
como o professor trabalha na educação online, sua visão quanto a esse trabalho e suas
inter-relações, 3. Investigar indícios de controle externo e sua influência no trabalho do
professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritivo/explicativa que teve como foco
docentes de cursos de graduação a distância de uma Instituição Particular de Ensino.
Participaram da pesquisa sete professores, e duas coordenadoras. Foram realizadas
entrevistas semi-estruturadas e questionários. Os dados foram organizados e analisados em
três eixos: formação para atuar na educação online, as condições de trabalho nesse
ambiente e as formas de controle/autonomia docente na educação online. Os resultados
apontam que o modelo de educação online adotado pela instituição investigada mantém a
integridade do fazer docente apesar das interferências externas e controle sobre a sala de
aula online. Os professores confirmam a existência de programas de formação continuada
que se configuram como um espaço de trocas entre os docentes e momentos de reflexão
sobre a prática em sala de aula, mesmo assim, há sugestões de que esses cursos sejam mais efetivos atendendo os professores em suas necessidades específicas. Os docentes
demonstraram uma visão positiva quanto ao ambiente de trabalho na instituição investigada, existindo ainda aspectos ideológicos e políticos que precisam ser discutidos, tanto quanto, aspectos práticos como a relação entre número de alunos e carga horária remunerada. Por fim, essa pesquisa possibilitou compreender que a modalidade adotada em um curso (seja ela presencial ou online) é apenas um dos aspectos em uma gama de relações que se estabelecem, capaz de tensionar a proposta de ensino para o lucro, prejuízo, ou para uma educação libertadora de emancipação de alunos e professores. |
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