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Título:  
  Competências essenciais do SENAC/RS para a formação da estratégia competitiva no mercado de educação profissional
Autor:  
  Elivelto Nagel da Rosa Finckler   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIJUÍ/DESENVOLVIMENTO
Área Conhecimento  
  INTERDISCIPLINAR
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  262
Resumo  
  Fundamentado na obra Competindo pelo Futuro de Hamel e Prahalad (1995); este estudo teve como objetivo precípuo identificar; segundo a visão da alta direção; quais são as competências essenciais e como estas formam a estratégia competitiva em uma organização atuante no mercado da educação profissional do Estado do Rio Grande do Sul e o seu grau de relevância na busca pela vantagem competitiva no setor. Para isso; utilizou-se também; da abordagem sobre Resource Based Review (RBV) para obtenção da vantagem competitiva. Trata-se de um estudo de caso singular em que a organização escolhida foi o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul - Senac/RS. Foi de abordagem qualitativa; de natureza descritiva e exploratória; sendo que a amostra foi constituída pelos Gerentes de Área com abrangência estadual. O percurso metodológico da pesquisa iniciou com entrevistas semi-estruturadas visando obter um rol de recursos; conhecimentos; habilidades e tecnologias que juntos formaram os recursos estratégicos da organização. Posteriormente foram analisados e depurados em essenciais e não essenciais sob a luz da teoria das competências essenciais de Hamel e Prahalad e; assim; foi obtido o conjunto de recursos estratégicos essenciais. Para ampliar o entendimento destes; foi elaborado um conceito para cada um de modo que auxiliasse na identificação do grau de relevância na obtenção de vantagem competitiva. Por fim; os recursos estratégicos essenciais foram submetidos aos três testes (valor percebido pelo cliente; diferenciação entre concorrentes e capacidade de expansão); que os ratificam ou não como competências essenciais. O resultado foi a identificação das competências essenciais de gestão da marca; geração de laboralidade; e gestão da alocação da receita da contribuição social compulsória. Na identificação da estratégia competitiva da empresa utilizou-se a abordagem de Woodward (1965) e na percepção dos gestores a estratégia competitiva que permite a organização obter e manter vantagens competitivas no mercado de educação profissional no Rio Grande do Sul é deliberar inovações no sistema de gestão. Com esta pesquisa foi possível promover uma ampliação do campo temático proposto; tendo em vista que há um limitado número de pesquisas ou de literatura que relacione competências essenciais como vantagem competitiva em caráter educacional.
     
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