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Título:  
  A relação dos professores de matemática com o proceso de transposição didática, apoios na interdisciplinaridade, na contextualização e na complexidade do conhecimento
Autor:  
  Rosemeire Rodrigues Wagner   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEPG/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  23,501
Resumo  
  pesquisa objetiva investigar as concepções dos professores de Matemática quanto ao processo de Transposição Didática do Conhecimento – pelo viés da interdisciplinaridade e da contextualização – e a relação que ele estabelece com a Complexidade do saber. Busca também fundamentação teórica para o entendimento do que é a complexidade; a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento e a relação dessas questões com o processo de transposição didática. Tem-se por hipótese que o professor de matemática; pela alta hiperespecialização do saber que trabalha; e preso ao Paradigma Cartesiano não se preocupa com a sua formação enquanto sujeito epistêmico e acaba por formular conceitos pautados no senso comum. Disto resulta tamanha dificuldade em entender e estabelecer relação entre tais concepções; a resistência em aceitar o conhecimento do conhecimento em constante movimento e a ausência de reflexão sobre o processo de transposição didática. Como parte dos dados analisados temse que a contextualização e a interdisciplinaridade não são ações; mas concepções epistemológicas; nas quais se fundamenta o processo de transposição didática; pelo viés da complexidade do conhecimento. E a contextualização é condição essencial para que o conhecimento seja transposto de cientifico a conhecimento a ser ensinado. Para os professores; no entanto a contextualização do saber é entendido como relacionar o conhecimento matemático com seu cotidiano. A reflexão sobre o processo de Transposição Didática se fez totalmente ausente. E a complexidade como algo de difícil entendimento; complicado; como por exemplo; a matemática.
     
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