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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
505.98
KB
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Título: |
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A relação dos professores de matemática com o proceso de transposição didática, apoios na interdisciplinaridade, na contextualização e na complexidade do conhecimento |
Autor: |
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Rosemeire Rodrigues Wagner
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEPG/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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23,501 |
Resumo |
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pesquisa objetiva investigar as concepções dos professores de Matemática quanto ao processo de Transposição Didática do Conhecimento pelo viés da interdisciplinaridade e da contextualização e a relação que ele estabelece com a Complexidade do saber. Busca também fundamentação teórica para o entendimento do que é a complexidade; a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento e a relação dessas questões com o processo de transposição didática. Tem-se por hipótese que o professor de matemática; pela alta hiperespecialização do saber que trabalha; e preso ao Paradigma Cartesiano não se preocupa com a sua formação enquanto sujeito epistêmico e acaba por formular conceitos pautados no senso comum. Disto resulta tamanha dificuldade em entender e estabelecer relação entre tais concepções; a resistência em aceitar o conhecimento do conhecimento em constante movimento e a ausência de reflexão sobre o processo de transposição didática. Como parte dos dados analisados temse que a contextualização e a interdisciplinaridade não são ações; mas concepções epistemológicas; nas quais se fundamenta o processo de transposição didática; pelo viés da complexidade do conhecimento. E a contextualização é condição essencial para que o conhecimento seja transposto de cientifico a conhecimento a ser ensinado. Para os professores; no entanto a contextualização do saber é entendido como relacionar o conhecimento matemático com seu cotidiano. A reflexão sobre o processo de Transposição Didática se fez totalmente ausente. E a complexidade como algo de difícil entendimento; complicado; como por exemplo; a matemática. |
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