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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
25,45
MB
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Título: |
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A Ferrovia no Vale do Itajaí |
Autor: |
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Angelina Camargo Rodrigues Mittmann
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/URBANISMO, HISTÓRIA E ARQUITETURA DA CIDADE |
Área Conhecimento |
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ARQUITETURA E URBANISMO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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462 |
Resumo |
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O tema desta dissertação é uma análise dos fatos históricos relacionados ao processo de implantação e à posterior desativação da EFSC no Vale do Itajaí; destacando os principais agentes do processo e a conseqüência de suas ações no domínio geográfico e social. Esta pesquisa tem sua relevância social e acadêmica como instrumento de pesquisa e de memória baseado na organização dos fatos históricos desencadeados em torno dos transportes no Vale do Itajaí; com foco para o transporte ferroviário; uma vez que há pouca publicação e pesquisa sobre a EFSC. O trabalho foi referenciado pela análise das relações sociais sob os conceitos de Santos (1991); de fatos históricos registrados em periódicos; documentos escritos; fotográficos e cartográficos; entrevistas e; quando necessário; pela busca da contextualização dentro dos acontecimentos nacionais e internacionais; para melhor esclarecimento dos fatos em escala local e regional. Além disso; esta pesquisa usou como referência a análise e os conceitos de Mumford; em sua obra A Cidade na História; abordando o processo de transformações urbanas decorrente do desenvolvimento das cidades e seus principais agentes. Conceitos de outros autores; como Villaça; Lefebvre e Halbwachs são igualmente suportes teóricos deste trabalho. A ferrovia fez parte dos planos das lideranças locais; desde as primeiras décadas de história da fundação dos núcleos urbanos na região da bacia do Itajaí; como questão básica para o desenvolvimento econômico da região. |
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