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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
859,28
KB
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Título: |
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A contribuição da tecnologia da informação para a elaboração do planejamento estratégico, sob a perspectiva das cinco forças de Porter |
Autor: |
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Fernando Atz
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISINOS/CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Área Conhecimento |
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CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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439 |
Resumo |
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Esta pesquisa procurou identificar se as organizações utilizam a Tecnologia da Informação para prover aos seus gestores; de maneira compartilhada; as informações ambientais qualitativas e quantitativas; de forma a possibilitar a estruturação do Planejamento Estratégico; sob a perspectiva das Cinco Forças Competitivas de Porter. Para atingir o objetivo proposto; efetuou-se uma survey do tipo questionário por Internet; com um conjunto de questões fechadas e pontuadas pela escala Likert. Este foi respondido por 127 controllers de empresas constantes na revista Exame S/A; edição Maiores e Melhores; ano de 2006. Consideraram-se seis Fatores na elaboração do questionário; que serviram de base para a posterior análise dos dados; a saber: Controladoria e Tecnologia da Informação; Clientes; Fornecedores; Rivalidade; Produtos Substitutos e Novos Entrantes. A pesquisa; de natureza aplicada; utilizou-se de uma abordagem quantitativa para o estudo qualitativo; abordagem que compreendeu as estatísticas descritiva e inferencial (correlação de Spearman); a análise multivariada (Cluster) e a análise de médias (ANOVA). A primeira identificou que todos as Forças; de modo geral; são focadas pelas empresas quanto à obtenção de informações de seu domínio operacional para compartilhamento entre suas áreas; com vistas à elaboração de seu Planejamento Estratégico; com exceção do Fator Clientes; que; em média; é menos focado pelas empresas. A análise de correlação permitiu observar que entre os Fatores do questionário existe correlação significativa; mais forte ainda entre os Fatores Rivalidade e Produtos Substitutos. A técnica de análise multivariada permitiu reduzir o número de empresas em três clusters distintos; os quais agruparam os setores de empresas da amostra de acordo com seus níveis de concordância e discordância. Mediante o teste estatístico ANOVA; verificou-se quais clusters possuíam médias mais próximas daquelas de todas as empresas; de forma a avaliar qual cluster se aproximava mais do objetivo da pesquisa proposta. A partir deste teste estatístico; concluiu-se que os setores que mais focam seus ambientes; para obter informações que; de maneira compartilhada; contribuirão para a elaboração do Planejamento Estratégico destas empresas; são os que constituem o cluster 3 Farmacêutico; Indústria da Construção; Indústria Digital; Mineração; Papel e Celulose; Química e Petroquímica; Serviços e Siderurgia e Metalurgia ; que representa 20;47% da amostra pesquisada. Assim; pode-se dizer que os dados apontam para uma tendência geral por parte das empresas a considerar aspectos relacionados a estes Fatores como fonte de obtenção de informações. |
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