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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
276,49
KB
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Título: |
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A abordagem da oralidade na proposta pedagógica e no diário de classe da secretaria de educação da cidade do Recife – PE |
Autor: |
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José Enildo Elias Bezerra
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPB/J.P./LINGÜÍSTICA |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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306 |
Resumo |
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Essa pesquisa consiste na análise de documentos oficiais da Secretaria de Educação da
Prefeitura da Cidade do Recife PE. Em primeiro momento, o trabalho concentra-se em um
levantamento bibliográfico de documentos oficiais do país desde Século XIX, como as
primeiras Leis e Decretos estabelecidos ao longo do I e II Império até a implementação dos
Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs/98 e da Proposta Curricular para Jovens e Adultos — PCEJA/02. O objetivo é observar os critérios estabelecidos por tais documentos com relação
ao ensino da linguagem oral e como eles se desenvolveram ao longo do tempo. Verificamos
que os documentos oficiais no Brasil foram elaborados com o propósito de estabelecer a
organização do ensino e que só a partir dos PCNs se iniciou uma organização de critérios para o ensino da língua portuguesa, procurando assim direcionar práticas discursivas sobre a
linguagem oral. Após o levantamento bibliográfico, partimos para uma elaboração mais
detalhadas da Proposta Pedagógica da Secretaria de Educação da Cidade do Recife e do
Diário de Classe, este último utilizado pelo professor de língua materna no espaço escolar e
fundamental para direcionar as atividades nas aulas de língua materna. Verifica-se que
embora a Proposta e o Diário tenham sido produzidos no mesmo órgão público, não mostram
as mesmas diretrizes com relação ao trabalho oral, pois o Diário de Classe tem sua
fundamentação apenas em tópicos que designa como linguagem verbal e não-verbal,
desvinculando conceitos e estabelecendo diretrizes para um trabalho sistemático sem levar em conta a aprendizagem a partir das realizações ativas dos sujeitos em seu dia-a-dia. A falta de sugestões mais objetivas no Diário de Classe, traz para o professor a incompreensão das competências exigidas, enquanto a Proposta relaciona procedimentos para a realização de trabalhos com a oralidade em itens, não tendo como referências o conceito de linguagem oral de forma mais específica. |
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