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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
19,14
MB
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Título: |
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De geração em geração e o lápis na mão: o processo de revitalização da língua Kaingáng na educação escolar indígena/Terra Indígena Xapecó-SC |
Autor: |
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Talita Daniel Salvaro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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238 |
Resumo |
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Essa pesquisa tem como propósito perceber a língua Kaingáng em dois momentos distintos que marcaram a história dos Kaingáng da Terra Indígena Xapecó; localizada no oeste catarinense. Durante o período de atuação do Serviço de Proteção ao Índio/SPI; marcado pela integração do indígena à sociedade nacional; onde a língua Kaingáng foi proibida e a partir da promulgação da Constituição Federativa do Brasil de 1988; que contempla uma educação diferenciada; bilíngue; comunitária; intercultural e específica. Neste momento; o ensino da língua Kaingáng é retomado nas escolas como um fator de identidade étnica do grupo. Nosso recorte temporal abrange a data de 1941; quando foi criado o Posto Indígena Xapecó; e se estende até os dias atuais. Urdindo os relatos obtidos nas entrevistas realizadas por meio da Metodologia de História Oral; documentos do SPI e FUNAI; Atas de Pais e Professores da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê; materiais didáticos elaborados pelos professores de língua Kaingáng e observações durante as saídas de campo; pretende-se mostrar como a língua Kaingáng é ensinada na escola; as dificuldades encontradas no seu ensino e aprendizagem e sua função como fator de identidade para essa comunidade. |
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