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Título:  
  A organização do ensino de Física nas escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa: a parte diversificada do currículo
Autor:  
  Maria Eutêmia Istschuk   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEPG/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  243
Resumo  
  Esta dissertação trata do currículo e do processo ensino-aprendizagem de Física no Ensino Médio. Objetivou identificar as mudanças ocorridas no período de 1999 até 2004 no ensino de Física; em termos de carga horária; conteúdo e novas disciplinas da Parte Diversificada do currículo; em decorrência do Art. 26 da LDB 9394/96. Fundamentou-se teoricamente em autores como Moreira A. (1995; 2003; 2004; 2005); Silva (1996) e Lopes (2004; 2006); Apple (2006); Giroux (1988); Forquin (1993; 1996); Sacristán (2000) e Goodson (1995). Teve caráter de pesquisa documental e exploratória; seguindo uma abordagem qualitativa. Foi realizada junto a seis escolas estaduais de PG. Constituíram fontes de indicadores; as matrizes curriculares; planos de curso; projeto político pedagógico; leis; deliberações e entrevistas realizadas com diretores; representantes da equipe pedagógica; professores e um representante do Núcleo Regional de Educação. A análise das informações se referem à Base Nacional Comum (BNC) e as novas disciplinas da Parte Diversificada (PD) relacionadas com a Física. Utilizou-se da análise de conteúdo para o tratamento dos indicadores. Os resultados demonstram que no aspecto prático o cumprimento da lei ficou comprometido por questões político administrativas em âmbito estadual e local que resultaram em diluição de conteúdo e carga horária entre PD e BNC. A opção pela organização curricular da forma de disciplinarização do conhecimento promoveu uma fragmentação no currículo; de modo a comprometer o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física.
     
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