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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
576,84
KB
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Título: |
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Aprendizagem de estudantes jovens e adultos: um estudo em cursos de educação profissional de nível médio e superior |
Autor: |
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Adriana Barufaldi Bertoldi
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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269 |
Resumo |
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Este estudo aprofundou a compreensão do processo de aprendizagem dos
estudantes jovens e adultos; em contextos da educação profissional de nível médio
e superior; bem como; a construção de pautas interacionais propostas pelos
docentes que atuam nestes cursos na área de Logística e seu papel na
aprendizagem. Para tanto; identificou-se os mecanismos (recursos cognitivos)
utilizados pelos alunos em contexto da educação profissional para aprender na sala
de aula. O estudo foi desenvolvido mediante pesquisa em duas instituições: uma de
nível médio e outra de nível superior. O mesmo está inserido no eixo de pesquisa
Políticas Públicas e Práticas Educativas e como linha de pesquisa Políticas para a
Educação Básica e Superior. Apresentam-se evidências de aprendizagem por
mediação e repetição; identificados na concretude da sala de aula e nas falas de
alunos e professores. Constatou-se que os saberes transmitidos pela tradição
escolar resultam de práticas sociais mais fortes (ou; portadoras de uma força maior)
que o conhecimento científico. Conclui-se enfim; que o modelo que o
aluno interioriza que o faz aprender por repetição ou mediação origina-se das
práticas escolares. |
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