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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
858,57
KB
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Título: |
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O ensino de história na educação básica: reflexões sobre conceitos e metodologia |
Autor: |
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Regina das Graças Figueredo Godinho Drehmer
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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225 |
Resumo |
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Este trabalho; na linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Educação Superior;
teve por objetivo analisar os conceitos que os professores da disciplina de História estão
abordando em suas aulas e a metodologia utilizada para desenvolvê-los. A pesquisa foi
realizada na perspectiva da abordagem qualitativa; utilizando-se a metodologia descritivointerpretativa. Os procedimentos para a coleta de dados foram os seguintes: análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs (Ensino Fundamental);
Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM; Proposta Curricular do Estado de
Santa Catarina; projeto político-pedagógico das duas escolas pesquisadas (uma da rede
estadual de ensino e a outra da rede particular) e plano de ensino de História dos quatro
professores; sujeitos desta pesquisa; observação de dez aulas ministradas por cada professor e entrevista realizada individualmente. A categorização dos dados foi realizada após a leitura cuidadosa do material coletado; embasada na fundamentação teórica; delineando as seguintes categorias: concepção de história; conceito; conteúdo; metodologia e avaliação. As mesmas foram sistematizadas em quadros contendo as informações/opiniões coletadas durante a investigação e; em seguida; foi realizada a análise dos dados que indicam haver; nas escolas pesquisadas; um ensino de História caracterizado pelo repasse do conteúdo; organizado de forma linear; pouco contextualizado com a vida dos alunos. Os conceitos estruturadores da disciplina são abordados de forma superficial; e nem todos os que são indicados pelos referenciais curriculares são efetivamente desenvolvidos pelos professores. A metodologia utilizada na maioria das aulas se caracteriza pela aula expositiva e dialogada e a avaliação da aprendizagem realizada pelos professores demonstra que há preocupação na verificação dos conteúdos trabalhados. Os resultados indicam a necessidade de revisão da disciplina de História com foco nos conceitos estruturadores da disciplina e na sua metodologia de ensino; integradas com o contexto sócio; político e cultural da vida do aluno. |
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