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Pesquisa Básica
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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O ensino de história na educação básica: reflexões sobre conceitos e metodologia
Autor:  
  Regina das Graças Figueredo Godinho Drehmer   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIVALI/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  225
Resumo  
  Este trabalho; na linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Educação Superior; teve por objetivo analisar os conceitos que os professores da disciplina de História estão abordando em suas aulas e a metodologia utilizada para desenvolvê-los. A pesquisa foi realizada na perspectiva da abordagem qualitativa; utilizando-se a metodologia descritivointerpretativa. Os procedimentos para a coleta de dados foram os seguintes: análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (Ensino Fundamental); Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM; Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina; projeto político-pedagógico das duas escolas pesquisadas (uma da rede estadual de ensino e a outra da rede particular) e plano de ensino de História dos quatro professores; sujeitos desta pesquisa; observação de dez aulas ministradas por cada professor e entrevista realizada individualmente. A categorização dos dados foi realizada após a leitura cuidadosa do material coletado; embasada na fundamentação teórica; delineando as seguintes categorias: concepção de história; conceito; conteúdo; metodologia e avaliação. As mesmas foram sistematizadas em quadros contendo as informações/opiniões coletadas durante a investigação e; em seguida; foi realizada a análise dos dados que indicam haver; nas escolas pesquisadas; um ensino de História caracterizado pelo repasse do conteúdo; organizado de forma linear; pouco contextualizado com a vida dos alunos. Os conceitos estruturadores da disciplina são abordados de forma superficial; e nem todos os que são indicados pelos referenciais curriculares são efetivamente desenvolvidos pelos professores. A metodologia utilizada na maioria das aulas se caracteriza pela aula expositiva e dialogada e a avaliação da aprendizagem realizada pelos professores demonstra que há preocupação na verificação dos conteúdos trabalhados. Os resultados indicam a necessidade de revisão da disciplina de História com foco nos conceitos estruturadores da disciplina e na sua metodologia de ensino; integradas com o contexto sócio; político e cultural da vida do aluno.
     
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