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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
6.10
MB
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Título: |
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Leituras de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências |
Autor: |
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Tatiana Galieta Nacimento
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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837 |
Resumo |
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Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo central investigar as
leituras feitas por licenciandos de textos de divulgação científica no contexto de
suas pré-regências e regências desenvolvidas na disciplina Prática de Ensino
das Ciências Biológicas. A tese aqui defendida está relacionada à idéia de que
textos de divulgação científica podem propiciar leituras críticas das relações
entre ciência; tecnologia e sociedade em sala de aula desde que o professor
esteja alinhado a uma concepção educacional progressista crítica. Sendo
assim; a pesquisa conta com o referencial teórico metodológico da Análise do
Discurso de linha francesa e a filosofia de Paulo Freire para analisar aspectos
como: as condições de produção das aulas; os modos de leitura e os gestos de
interpretação; as re-elaborações discursivas (tanto as escritas como as orais);
imagens; usos e funções dos textos de divulgação científica.
Foram analisadas sete aulas nas quais foram observados aspectos
relacionados aos processos de re-elaboração discursiva textuais ou orais que
destacam a relevância do licenciando como mediador do texto de divulgação
científica em sua introdução em sala de aula. Além disso; foi observada a
participação do texto de divulgação na constituição do discurso científico
escolar e sua inserção nas aulas de ciências como facilitadora da incorporação
de temas sociais relevantes criando uma ponte entre o conhecimento cotidiano
do aluno e o conhecimento científico. O estudo aponta ainda os modos de
leitura e os funcionamentos dos textos de divulgação científica em sala de aula.
Os modos dizem respeito às leituras silenciosas; em grupo; em voz alta pelo
licenciando ou um aluno. Já o funcionamento assumido pelos textos foram
bastante diversos; indo desde um eixo estruturador da aula; passando pela
função de estimular e incentivar a participação dos alunos chegando até o
exercício da criticidade.
A pesquisa aponta a necessidade de novos estudos teóricos que
discutam; sob o ponto de vista da área de educação em ciências; o papel da
divulgação científica no ensino formal; focalizando inclusive o papel que o texto
de divulgação exerceria na introdução de temas da ciência contemporânea nas
aulas de ciências como uma forma de atualização dos conteúdos no ensino de
ciências. |
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