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Título:  
  Barulhar, soar e melodiar a vida na educação infantil: a reflexividade de uma experiência lúdica musical realizada com as crianças do meio rural
Autor:  
  Sandra Aparecida Elger Gonçalves   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIOESTE/LETRAS -LINGUAGEM E SOCIEDADE
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  212
Resumo  
  Esta dissertação contempla análises sobre aspectos do cotidiano rural; em específico sobre a influência da tradição e da modernidade; vistas de forma particular pela percepção de crianças. A linguagem musical é apresentada como objeto e instrumental metodológico utilizado para decifrar os signos da realidade e ao mesmo tempo espécie de trilha sonora dos relatos e expressões de trinta e cinco crianças sobre o meio rural. Tais relatos foram coletados durante encontros realizados com crianças e pais da segunda série da Escola Municipal Carlos de Carvalho; de São Salvador Distrito de Cascavel e mostraram interpretações e criações musicais da leitura de mundo das crianças; evidenciando fragmentos de seu cotidiano; sua formação cultural e suas construções no que tange ao pensamento sobre a sociedade. A pesquisa realizada é de cunho participante; e a música foi proposta como instrumento de coleta de dados e; ao mesmo tempo reflexão de seus integrantes. Considerando que a linguagem artística musical foi usada como veículo desvelador da vida rural; durante a elaboração e organização da dissertação ela é presença constante e vetor de análises. A arte e a música em especial; foi abordada no primeiro capítulo como objeto de conhecimento e instrumento lúdico de descoberta do ser social e cultural. Articulado ao primeiro capítulo; o segundo capítulo apresenta a pesquisa de campo; os processos metodológicos e os resultados da experiência lúdico-musical realizada com as crianças. O terceiro capítulo é sobre as percepções construídas pelas crianças sobre a vida no campo; a tradição e a modernidade nas instituições da família; educação e religião; e sobre algumas transformações ocorridas no âmbito da organização social e cultural da comunidade. No quarto e último capítulo a música é proposta como interlocutora de “sinais de vida”; isto é; linguagem sensível de sentimentos; de histórias e de vida. Portanto; a utilização da música em sala de aula pode contribuir ao processo de ensino aprendizagem; tanto na compreensão de elementos da vida do educando; fornecendo ao professor a oportunidade de um planejamento situado e comprometido; em uma formação sensível e reflexiva; pois considera a condição histórica e o conhecimento artístico e cultural socialmente construído.
     
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