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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
615,73
KB
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Título: |
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Barulhar, soar e melodiar a vida na educação infantil: a reflexividade de uma experiência lúdica musical realizada com as crianças do meio rural |
Autor: |
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Sandra Aparecida Elger Gonçalves
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIOESTE/LETRAS -LINGUAGEM E SOCIEDADE |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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212 |
Resumo |
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Esta dissertação contempla análises sobre aspectos do cotidiano rural; em
específico sobre a influência da tradição e da modernidade; vistas de forma particular pela
percepção de crianças. A linguagem musical é apresentada como objeto e instrumental
metodológico utilizado para decifrar os signos da realidade e ao mesmo tempo espécie de
trilha sonora dos relatos e expressões de trinta e cinco crianças sobre o meio rural. Tais relatos
foram coletados durante encontros realizados com crianças e pais da segunda série da Escola
Municipal Carlos de Carvalho; de São Salvador Distrito de Cascavel e mostraram
interpretações e criações musicais da leitura de mundo das crianças; evidenciando fragmentos
de seu cotidiano; sua formação cultural e suas construções no que tange ao pensamento sobre
a sociedade. A pesquisa realizada é de cunho participante; e a música foi proposta como
instrumento de coleta de dados e; ao mesmo tempo reflexão de seus integrantes. Considerando
que a linguagem artística musical foi usada como veículo desvelador da vida rural; durante a
elaboração e organização da dissertação ela é presença constante e vetor de análises. A arte e
a música em especial; foi abordada no primeiro capítulo como objeto de conhecimento e
instrumento lúdico de descoberta do ser social e cultural. Articulado ao primeiro capítulo; o
segundo capítulo apresenta a pesquisa de campo; os processos metodológicos e os resultados
da experiência lúdico-musical realizada com as crianças. O terceiro capítulo é sobre as
percepções construídas pelas crianças sobre a vida no campo; a tradição e a modernidade nas
instituições da família; educação e religião; e sobre algumas transformações ocorridas no
âmbito da organização social e cultural da comunidade. No quarto e último capítulo a música
é proposta como interlocutora de sinais de vida; isto é; linguagem sensível de sentimentos;
de histórias e de vida. Portanto; a utilização da música em sala de aula pode contribuir ao
processo de ensino aprendizagem; tanto na compreensão de elementos da vida do educando;
fornecendo ao professor a oportunidade de um planejamento situado e comprometido; em
uma formação sensível e reflexiva; pois considera a condição histórica e o conhecimento
artístico e cultural socialmente construído. |
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