|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
4,72
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores |
Autor: |
|
Gustavo Iachel
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNESP/BAU/EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
625 |
Resumo |
|
Relata-se aqui um estudo exploratório sobre a formação continuada de professores da
Educação Básica; que visou o desenvolvimento profissional quanto à prática de ensino de
conteúdos relacionados à Astronomia. Como é indicado por algumas pesquisas; os
professores em exercício possuem sérias dificuldades ao ensinar esses temas; o que torna a
formação continuada imprescindível. É apresentado todo o curso de formação continuada
desenvolvido; ocorrido em onze encontros; nos quais os professores realizaram leituras de
textos de divulgação científica; discutiram sobre a Astronomia; dividiram suas experiências
enquanto docentes e participaram de atividades práticas; como a construção de uma luneta e a
contemplação do céu em uma observação astronômica. Esta dissertação traz uma reflexão
sobre a formação de professores e também aborda um levantamento bibliográfico de
contribuições de outros pesquisadores sobre os variados conteúdos relacionados à
Astronomia; presentes nos documentos oficiais que orientam os professores em seu ofício.
Este levantamento beneficiou a seleção de textos para o seu uso durante o curso ministrado;
característica diferencial desta pesquisa em relação a outras que tratam do ensino da
Astronomia. Os dados de pesquisa; constituídos através de questionários e filmagem das
dinâmicas de Grupo Focal; foram submetidos à análise de conteúdo; e considerados
referenciais teóricos sobre a formação docente. Durante a realização das inferências; as
contribuições que a atividade de formação continuada promoveu no desenvolvimento
profissional dos docentes são discutidas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|