Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  4,72 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores
Autor:  
  Gustavo Iachel   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESP/BAU/EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  625
Resumo  
  Relata-se aqui um estudo exploratório sobre a formação continuada de professores da Educação Básica; que visou o desenvolvimento profissional quanto à prática de ensino de conteúdos relacionados à Astronomia. Como é indicado por algumas pesquisas; os professores em exercício possuem sérias dificuldades ao ensinar esses temas; o que torna a formação continuada imprescindível. É apresentado todo o curso de formação continuada desenvolvido; ocorrido em onze encontros; nos quais os professores realizaram leituras de textos de divulgação científica; discutiram sobre a Astronomia; dividiram suas experiências enquanto docentes e participaram de atividades práticas; como a construção de uma luneta e a contemplação do céu em uma observação astronômica. Esta dissertação traz uma reflexão sobre a formação de professores e também aborda um levantamento bibliográfico de contribuições de outros pesquisadores sobre os variados conteúdos relacionados à Astronomia; presentes nos documentos oficiais que orientam os professores em seu ofício. Este levantamento beneficiou a seleção de textos para o seu uso durante o curso ministrado; característica diferencial desta pesquisa em relação a outras que tratam do ensino da Astronomia. Os dados de pesquisa; constituídos através de questionários e filmagem das dinâmicas de Grupo Focal; foram submetidos à análise de conteúdo; e considerados referenciais teóricos sobre a formação docente. Durante a realização das inferências; as contribuições que a atividade de formação continuada promoveu no desenvolvimento profissional dos docentes são discutidas.
     
    Baixar arquivo