|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,03
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Fórum educacional digital: dialogismo e construção do conhecimento |
Autor: |
|
Sandra Gonçalves da Silva
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/SP/LÍNGUA PORTUGUESA |
Área Conhecimento |
|
LETRAS |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
264 |
Resumo |
|
Neste trabalho; buscamos examinar evidências da dialogia em mensagens de fóruns de uma disciplina semipresencial do curso de Letras da PUC-SP. Essa busca ocorre a partir da suposição de que; para atender ao propósito de discussão do tema em foco no processo de ensino e aprendizagem; a constituição e funcionamento dos discursos dos fóruns educacionais digitais ocorrem numa dupla orientação: diálogo no sentido estrito; como uma das formas de interação entre interlocutores e; num sentido mais amplo; como diálogo entre discursos; uma vez que o ponto de vista de uma mensagem de fórum educacional não é uma construção isolada. Na verdade; ela é um elo entre os discursos que a antecedem e a sucedem. A pesquisa visa contribuir com os estudos de gênero do domínio discursivo; ainda em constituição; denominado educacional digital por Crescitelli; Geraldini e Quevedo (2008). À luz dos estudos bakhtinianos; realizamos a análise das relações dialógicas de reação-resposta ao já-dito e de inter-relação com o próximo e das marcas estratégicas da inter-relação com o discurso do outro. Os resultados obtidos evidenciam a dialogia como fenômeno sine qua non para interação e para a construção colaborativa em fóruns educacionais digitais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|