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Título:  
  O espaço da modalidade oral no ensino de língua portuguesa: desenvolvendo a competência discursiva
Autor:  
  Niédja Maranhão Lopes   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPB/J.P./LINGÜÍSTICA
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  236
Resumo  
  A introdução da modalidade oral como conteúdo a ser trabalhado na escola representa uma nova perspectiva de estudo da língua materna, já que a língua não mais é concebida como um sistema uniforme e homogêneo que se basta em si mesmo, mas como um conjunto de variedades, caracterizada pela riqueza de seus usos. O presente estudo se insere no campo da lingüística interacional e tem como foco analisar como os manuais didáticos têm tratado a oralidade no ensino de língua materna no Ensino Fundamental, para alcançar um dos objetivos propostos nos PCN que é o desenvolvimento da competência discursiva do aluno no momento da interação. Para tanto, analisamos duas coleções de livros didáticos em busca de atividades que possam contemplar a modalidade oral da língua portuguesa, de forma a levar o aluno ao desenvolvimento das capacidades que classificamos como essenciais para este fim. A hipótese parte do pressuposto de que o trabalho escolar com a linguagem tem privilegiado apenas a modalidade escrita da língua. Os dados analisados revelam que as atividades com a modalidade oral estão presentes, mas se mostram em menor número e necessitam de um direcionamento sistemático para que as capacidades discursivas dos alunos possam ser desenvolvidas. Sabemos que este é um campo ainda novo na lingüística, contudo, esperamos que as propostas apresentadas aqui possam contribuir, de alguma forma, para despertar o interesse para uma nova perspectiva de ensino com a modalidade oral da língua.
     
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