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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
852,98
KB
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Título: |
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Da Qualidade Conceitual da Educação Ambiental Empresarial no Sudeste do Brasil: Estudo Exploratório |
Autor: |
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Nina Beatriz Bastos Pelliccione
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFF/CIÊNCIA AMBIENTAL |
Área Conhecimento |
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INTERDISCIPLINAR |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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203 |
Resumo |
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A Educação Ambiental tem desempenhado um papel fundamental no processo de mudanças de comportamento que conduzem à verdadeira sustentabilidade; porém; seus princípios crítico; emancipatório e transformador não têm sido abordados entre aqueles que vêm se dedicando a realizá-la. A Educação Ambiental Empresarial no Brasil (EAEB) possui ainda uma atuação muito limitada; tendo em vista que a própria inserção da dimensão ambiental é algo que está iniciando neste setor. Assim; as ações educativas se restringem às questões operacionais; técnicas e de segurança e saúde. O objetivo deste estudo foi conhecer e examinar criticamente as práticas de Educação Ambiental Empresarial (EAE) na região sudeste brasileira e investigar se o seu conceito possui qualidade; aderindo aos preceitos do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e responsabilidade Global (TEASS) adotado integralmente pelo Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). O conceito da Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (EASS) foi operacionalizado; apresentando seis indicadores de qualidade (IQC): a) emancipatório; b) transformador; c) permanente; d) contextualizador; e) globalizador; f) abrangente. A coleta de dados/informações foi feita pelo envio de um questionário por e-mail a cerca de 630 empresas da região sudeste brasileira que tinham se certificado pela ISO 14001 de Gestão Ambiental. Das 29 empresas que devolveram o questionário preenchido treze foram entrevistadas através de um roteiro semi-estruturado. A maioria entende que ações como redução de água e gestão adequada de resíduos se traduz como EA. A maioria absoluta dos IQC´s não foram identificados; considerando-se que não se realiza a EASS no contexto empresarial e tampouco seu conceito adere ao exigido pelo ProNEA (política pública norteadora da EA brasileira); constituindo-se essencialmente de práticas de conteúdo conceitual fraco cujas ações se configuram como de eficácia duvidosa e com caráter conservacionista. |
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