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Título:  
  Da Qualidade Conceitual da Educação Ambiental Empresarial no Sudeste do Brasil: Estudo Exploratório
Autor:  
  Nina Beatriz Bastos Pelliccione   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFF/CIÊNCIA AMBIENTAL
Área Conhecimento  
  INTERDISCIPLINAR
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  522
Resumo  
  A Educação Ambiental tem desempenhado um papel fundamental no processo de mudanças de comportamento que conduzem à verdadeira sustentabilidade; porém; seus princípios crítico; emancipatório e transformador não têm sido abordados entre aqueles que vêm se dedicando a realizá-la. A Educação Ambiental Empresarial no Brasil (EAEB) possui ainda uma atuação muito limitada; tendo em vista que a própria inserção da dimensão ambiental é algo que está iniciando neste setor. Assim; as ações educativas se restringem às questões operacionais; técnicas e de segurança e saúde. O objetivo deste estudo foi conhecer e examinar criticamente as práticas de Educação Ambiental Empresarial (EAE) na região sudeste brasileira e investigar se o seu conceito possui qualidade; aderindo aos preceitos do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e responsabilidade Global (TEASS) adotado integralmente pelo Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). O conceito da Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (EASS) foi operacionalizado; apresentando seis indicadores de qualidade (IQC): a) emancipatório; b) transformador; c) permanente; d) contextualizador; e) globalizador; f) abrangente. A coleta de dados/informações foi feita pelo envio de um questionário por e-mail a cerca de 630 empresas da região sudeste brasileira que tinham se certificado pela ISO 14001 de Gestão Ambiental. Das 29 empresas que devolveram o questionário preenchido treze foram entrevistadas através de um roteiro semi-estruturado. A maioria entende que ações como redução de água e gestão adequada de resíduos se traduz como EA. A maioria absoluta dos IQC´s não foram identificados; considerando-se que não se realiza a EASS no contexto empresarial e tampouco seu conceito adere ao exigido pelo ProNEA (política pública norteadora da EA brasileira); constituindo-se essencialmente de práticas de conteúdo conceitual fraco cujas ações se configuram como de eficácia duvidosa e com caráter conservacionista.
     
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