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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,36
MB
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Título: |
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A abordagem do conceito de energia através de experimentos de caráter investigativo, numa perspectiva integradora |
Autor: |
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Gizella Menezes Rodrigues
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRPE/ENSINO DAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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268 |
Resumo |
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O ensino de física vem sendo alvo de críticas, pois, além de enfatizar os aspectos
matemáticos, apresenta os conceitos de modo descontextualizado e desarticulado,
especialmente o conceito de energia. Assim, este trabalho teve como objetivo
promover uma maior articulação entre os conceitos dos diferentes tipos de energia
mediante o uso de experimentos. O desenvolvimento deste trabalo está
fundamentado na Teoria dos Construtos Pessoais, de George Kelly (1963), e utiliza
a matriz de repertório e os mapas conceituais como instrumentos para a cleta de
dados. A intervenção didática foi estruturada em seis encontros, iniciando com a
aplicação de pré-testes, a fim de identificar as concepções iniciais dos alunos em
relação à temática abordada, seguida de atividades experimentais, visando
minimizar a fragmentação observada na estrutura cognitiva dos alunos em relação à
compreensão do conceito de energia. Finalmente, foram aplicados pós-testes para
verificar possíveis alterações ocorridas no sistema de construção dos alunos. Os
resultados indicaram que os alunos passaram a articular mais os conceitos dos
diferentes tipos de energia abordados, ampliaram a faixa de conveniência de alguns
construtos e passaram a utilizar novos construtos, o que correspondeu a uma
aprendizagem menos fragmentada e mais significativa em relação ao conceito de
energia. |
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