|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
20,19
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A exposição de aparelhos de psicologia dos anos 1950 e sua contribuição para o ensino de história da psicologia no Brasil |
Autor: |
|
Janaína Cristina Barêa
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/SP/PSICOLOGIA (PSICOLOGIA SOCIAL) |
Área Conhecimento |
|
PSICOLOGIA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
228 |
Resumo |
|
Os 17 aparelhos que se encontraram sob o cuidado do Núcleo de Estudos em História da Psicologia da PUC-SP (NEHPSI) foram doados, em 2004, por Pe. Salesiano João Modesti, de Araras — SP. Seu achado resulta da pesquisa de doutorado de Iolanda Brandão sobre “Os Salesianos na Psicologia Brasileira”, defendida no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social dessa Universidade. Trazidos da Itália no início dos anos 1950, os aparelhos eram então utilizados para ensino, pesquisa e prestação de serviços psicotécnicos. Depois de uma primeira exposição realizada na PUC-SP, o NEHPSI tem sido convidado a repeti-la em instituições de ensino e profissionais, tendo realizado exposições na UNICAMP, na Universidade São Marcos, na Universidade Federal de São João del Rei, na PUC/Minas, Campus Poços de Caldas, no Conselho Regional de Psicologia 3ª Região — Bahia e Sergipe e no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Registros de observação assistemática são aqui analisados apenas para ilustrar a participação efetiva dos visitantes ao entrarem em contato com os aparelhos. O objetivo desta pesquisa é verificar se a exposição dos aparelhos, juntamente com outros documentos do período, pode ser um recurso para o ensino de história da psicologia do Brasil. Um recorte especial (sete aparelhos para medida de inteligência) foi feito para isso, com duas Exposições (alunos do curso de graduação em psicologia da PUC-SP e de pedagogia da Faculdade Oswaldo Cruz) com questionários especialmente elaborados para os visitantes. Os resultados mostram que a Exposição constrói conhecimento e além de interessante, pode ser um recurso para o ensino de História da Psicologia. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|