Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,10 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Configura??o do campo da educa??o no Brasil: estudo bibliom?trico da Revista brasileira de educa??o e da Revista brasileira de hist?ria da educa??
Autor:  
  Márcia Regina da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSCAR/EDUCA??O
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  196
Resumo  
  Esta pesquisa consistiu em realizar um estudo sobre a configura??o do campo da Educa??o brasileira por meio da publica??o cient?fica em peri?dicos da ?rea. Do ponto de vista te?ricometodol?gico; a pesquisa apoiou-se nas abordagens bibliom?tricas e cientom?tricas para a an?lise da produ??o cient?fica. Para viabilizar a pesquisa; elegeram-se como fonte de dados duas publica??es peri?dicas: a Revista Brasileira de Hist?ria da Educa??o (RBHE); da Sociedade Brasileira de Hist?ria da Educa??o (SBHE); e a Revista Brasileira de Educa??o (RBE); da Associa??o Nacional de P?s-Gradua??o e Pesquisa em Educa??o (ANPED). A pesquisa foi desenvolvida em cinco fases: 1) Constru??o do referencial te?rico: pesquisa em Educa??o e Hist?ria da Educa??o no Brasil; ci?ncia; comunica??o cient?fica; avalia??o da produ??o cient?fica e an?lise de cita??es; 2) Coleta de dados: a amostra consistiu em 13 n?meros de cada revista; totalizando 214 artigos; 3) Constru??o de indicadores bibliom?tricos; 4) Descri??o e categoriza??o dos dados levantados; utilizando ferramentas automatizadas (softwares Vantage Point) para a an?lise dos artigos cient?ficos; visando ? organiza??o dos resultados obtidos para posterior an?lise e interpreta??o. 5) An?lise e interpreta??o dos resultados obtidos; realizadas ? luz do referencial te?rico da Educa??o e das abordagens bibliom?tricas e cientom?tricas. Entre os resultados obtidos verificou-se que o comportamento de publica??o dos pesquisadores que publicam na RBHE ? similar ao dos pesquisadores que publicam na RBE. Isto permite inferir que a produ??o cient?fica da Hist?ria da Educa??o possui particularidades; por?m traz em seu cerne caracter?sticas da pesquisa em Ci?ncias Humanas em geral; por exemplo; ?ndices elevados de publica??o individual; predile??o por publica??es em livros e cap?tulos de livros; freq??ncia elevada de comunica??o cient?fica em fontes nacionais; entre outras caracter?sticas. Palavras-chave: Pesquisa em Educa??o e Hist?ria da Educa??o. An?lise bibliom?trica. Revista Brasileira de Hist?ria da Educa??o. Revista Brasileira de Educa??o.
     
    Baixar arquivo