|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,10
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Configura??o do campo da educa??o no Brasil: estudo bibliom?trico da Revista brasileira de educa??o e da Revista brasileira de hist?ria da educa?? |
Autor: |
|
Márcia Regina da Silva
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSCAR/EDUCA??O |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
196 |
Resumo |
|
Esta pesquisa consistiu em realizar um estudo sobre a configura??o do campo da Educa??o
brasileira por meio da publica??o cient?fica em peri?dicos da ?rea. Do ponto de vista te?ricometodol?gico;
a pesquisa apoiou-se nas abordagens bibliom?tricas e cientom?tricas para a
an?lise da produ??o cient?fica. Para viabilizar a pesquisa; elegeram-se como fonte de dados
duas publica??es peri?dicas: a Revista Brasileira de Hist?ria da Educa??o (RBHE); da
Sociedade Brasileira de Hist?ria da Educa??o (SBHE); e a Revista Brasileira de Educa??o
(RBE); da Associa??o Nacional de P?s-Gradua??o e Pesquisa em Educa??o (ANPED). A
pesquisa foi desenvolvida em cinco fases: 1) Constru??o do referencial te?rico: pesquisa em
Educa??o e Hist?ria da Educa??o no Brasil; ci?ncia; comunica??o cient?fica; avalia??o da
produ??o cient?fica e an?lise de cita??es; 2) Coleta de dados: a amostra consistiu em 13
n?meros de cada revista; totalizando 214 artigos; 3) Constru??o de indicadores
bibliom?tricos; 4) Descri??o e categoriza??o dos dados levantados; utilizando ferramentas
automatizadas (softwares Vantage Point) para a an?lise dos artigos cient?ficos; visando ?
organiza??o dos resultados obtidos para posterior an?lise e interpreta??o. 5) An?lise e
interpreta??o dos resultados obtidos; realizadas ? luz do referencial te?rico da Educa??o e das
abordagens bibliom?tricas e cientom?tricas. Entre os resultados obtidos verificou-se que o
comportamento de publica??o dos pesquisadores que publicam na RBHE ? similar ao dos
pesquisadores que publicam na RBE. Isto permite inferir que a produ??o cient?fica da Hist?ria
da Educa??o possui particularidades; por?m traz em seu cerne caracter?sticas da pesquisa em
Ci?ncias Humanas em geral; por exemplo; ?ndices elevados de publica??o individual;
predile??o por publica??es em livros e cap?tulos de livros; freq??ncia elevada de comunica??o
cient?fica em fontes nacionais; entre outras caracter?sticas.
Palavras-chave: Pesquisa em Educa??o e Hist?ria da Educa??o. An?lise bibliom?trica.
Revista Brasileira de Hist?ria da Educa??o. Revista Brasileira de Educa??o. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|