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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Configuração do campo da educação no Brasil : estudo bibliométrico da Revista Brasileira de Educação e da Revista Brasileira de História da Educação
Autor:  
  Márcia Regina da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSCAR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  357
Resumo  
  Esta pesquisa consistiu em realizar um estudo sobre a configuração do campo da Educação brasileira por meio da publicação científica em periódicos da área. Do ponto de vista teóricometodológico, a pesquisa apoiou-se nas abordagens bibliométricas e cientométricas para a análise da produção científica. Para viabilizar a pesquisa, elegeram-se como fonte de dados duas publicações periódicas: a Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), e a Revista Brasileira de Educação (RBE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). A pesquisa foi desenvolvida em cinco fases: 1) Construção do referencial teórico: pesquisa em Educação e História da Educação no Brasil, ciência, comunicação científica, avaliação da produção científica e análise de citações; 2) Coleta de dados: a amostra consistiu em 13 números de cada revista, totalizando 214 artigos; 3) Construção de indicadores bibliométricos; 4) Descrição e categorização dos dados levantados, utilizando ferramentas automatizadas (softwares Vantage Point) para a análise dos artigos científicos, visando à organização dos resultados obtidos para posterior análise e interpretação. 5) Análise e interpretação dos resultados obtidos, realizadas à luz do referencial teórico da Educação e das abordagens bibliométricas e cientométricas. Entre os resultados obtidos verificou-se que o comportamento de publicação dos pesquisadores que publicam na RBHE é similar ao dos pesquisadores que publicam na RBE. Isto permite inferir que a produção científica da História da Educação possui particularidades, porém traz em seu cerne características da pesquisa em Ciências Humanas em geral; por exemplo, índices elevados de publicação individual, predileção por publicações em livros e capítulos de livros, freqüência elevada de comunicação científica em fontes nacionais, entre outras características.
     
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