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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,81
MB
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Título: |
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Espaços ciberarquitetônicos e a integração de mídias, por meio de técnicas derivadas de tecnologias dedicadas à educação |
Autor: |
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Cassiano Zeferino de Carvalho Neto
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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313 |
Resumo |
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Esta Dissertação visou estudar como a introdução de novas mídias, técnicas e
tecnologias dedicadas à educação influenciou o cotidiano de docentes e discentes das
Cadeiras de Física I e II do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no período que se
estendeu de 1996 a 2006. Iniciativas voltadas a rever o Ensino de Engenharia no Brasil,
mais precisamente a partir de meados da década de 90 do século XX, situadas em um
contexto ainda mais amplo a respeito do que se passou a esperar da Educação, numa
perspectiva mundial, norteou este trabalho, constituindo-se em seu pano de fundo. Para
realizar esta pesquisa a revisão de referências foi pautada em quatro vias - Cultura e
Informação, Educação e Mediação, Arquiteturas (física & virtual) do espaço escolar
(ciberarquiteturas educacionais) e Tecnologia e Mídia - vias essas que se entrecruzaram na
busca de um referencial teórico unificado que pudesse auxiliar a apreensão, entendimento e
análise dos dados de pesquisa. Também como decorrência de tal desenvolvimento teórico
pôde se consolidar o conceito de ciberarquitetura que vê e intervêm sobre ambientes nãodigitalizados
e digitalizados como um continuum. Estudaram-se possíveis relações
existentes entre arquitetura e pedagogia, através dos referenciais de Frago e Escolano e
revisaram-se os conceitos de mídia, técnica e tecnologia educacional. Também foram
trazidas as perspectivas e referências da teoria sócio-histórica de Vygotsky, e também das
contribuições de Leontiev, introduzindo-se Postulados de Interfaceamento com o universo
conceitual-cultural de Thompson. Com esta pesquisa objetivou-se conhecer as decorrências
de um modelo que se pautou dentro do cenário do REENGE (Reengenharia do Ensino de
Engenharia) nos pressupostos de integração de laboratórios de física com os de informática
(nas acepções convencionais dadas aos distintos ambientes), e que contou com a inclusão
de uma Intranet dedicada às chamadas Cadeiras de Física I (fis13), II (fis23) e respectivos
laboratórios, dentre outras providências. Como metodologia procurou-se conhecer, por
meio de pesquisa de campo e análise de conteúdos as considerações de docentes e
discentes a respeito do uso de novas mídias, também em salas de aula consideradas
tradicionais, e como tais recursos foram percebidos como instrumentos de mediação nos
processos pedagógicos, por ambos. Como resultados, dentre outros, foi possível conhecer o
impacto que decisões tecnológicas, implementadas por técnicas que contaram com a
integração de diversificadas mídias, tiveram sobre os processos pedagógicos de ensino e
aprendizagem, no decorrer do período estudado. Finalmente se teceram considerações a
respeito dos aspectos investigados, buscando-se identificar as limitações da própria
pesquisa e como decorrência disso foram propostas novas perspectivas investigacionais
que pudessem apontar para uma melhor integração entre espaços ciberarquitetônicos
dedicados à educação, em particular à científica e tecnológica, e as concepções e práticas
pedagógicas institucionais. |
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