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Título:  
  Os efeitos das ajudas tecnológicas no âmbito da inclusão e da construção de autonomias das crianças deficientes auditivas
Autor:  
  Raquel Alexandra de Brito Costa Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [ea] Edição do Autor
Instituição:/Programa  
  UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO ESPECIAL
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  893
Resumo  
  Pretendia-se com este estudo saber até que ponto as Tecnologias Adaptativas facilitam a aprendizagem e contribuem para a inclusão de crianças e jovens com deficiência auditiva que beneficiam ou não das respectivas ajudas técnicas. Assim o estudo baseou- se em dados recolhidos através de uma revisão bibliográfica da qual destacamos alguns autores: Caraça (1993), Chaves (2004), Fernandes (1990), Ferreira (2006), Fonseca (1997), Freire (1999), Jiménez, Prado, Moreno, Rivas (1997), Marchesi (1993), Peixoto (2003), Sanches e Teodoro (2006), Sim-Sim (1999), Stoer e Magalhães (2005), entre outros. Procedeu-se a aplicação de um questionário a alunos com problemas auditivos, do 1o, 2o, 3o ciclo e do ensino secundário, incluídos no ensino regular da Região da Grande Lisboa, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos de idade. Também foi aplicado um questionário aos professores que atendem este tipo de população. Para que o estudo ficasse mais consistente procedeu-se à realização de entrevistas a profissionais na Área de Audiologia e de Ensino Especial com o objectivo de se recolher informação complementar. Para o tratamento dos dados obtidos recorreu-se à estatística descritiva do programa SPSS versão 15.0, chegando à conclusão que embora as Tecnologias Adaptativas tragam benefícios para os alunos com problemas auditivos, tanto a nível da sua inclusão como da sua aprendizagem, trazem também algumas implicações a nível pessoal, existindo muitas vezes um sentimento contraditório, o qual faz colidir por vezes a vontade de excluir este tipo de tecnologias com a necessidade destes meios, indispensáveis para muitos alunos.
     
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