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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,62
MB
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Título: |
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Os efeitos das ajudas tecnológicas no âmbito da inclusão e da construção de autonomias das crianças deficientes auditivas |
Autor: |
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Raquel Alexandra de Brito Costa Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[ea] Edição do Autor
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Instituição:/Programa |
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UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO ESPECIAL |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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893 |
Resumo |
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Pretendia-se com este estudo saber até que ponto as Tecnologias Adaptativas facilitam a
aprendizagem e contribuem para a inclusão de crianças e jovens com deficiência
auditiva que beneficiam ou não das respectivas ajudas técnicas. Assim o estudo baseou-
se em dados recolhidos através de uma revisão bibliográfica da qual destacamos alguns
autores: Caraça (1993), Chaves (2004), Fernandes (1990), Ferreira (2006), Fonseca
(1997), Freire (1999), Jiménez, Prado, Moreno, Rivas (1997), Marchesi (1993), Peixoto
(2003), Sanches e Teodoro (2006), Sim-Sim (1999), Stoer e Magalhães (2005), entre
outros. Procedeu-se a aplicação de um questionário a alunos com problemas auditivos,
do 1o, 2o, 3o ciclo e do ensino secundário, incluídos no ensino regular da Região da
Grande Lisboa, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos de idade. Também
foi aplicado um questionário aos professores que atendem este tipo de população. Para
que o estudo ficasse mais consistente procedeu-se à realização de entrevistas a
profissionais na Área de Audiologia e de Ensino Especial com o objectivo de se
recolher informação complementar. Para o tratamento dos dados obtidos recorreu-se à
estatística descritiva do programa SPSS versão 15.0, chegando à conclusão que embora
as Tecnologias Adaptativas tragam benefícios para os alunos com problemas auditivos,
tanto a nível da sua inclusão como da sua aprendizagem, trazem também algumas
implicações a nível pessoal, existindo muitas vezes um sentimento contraditório, o qual
faz colidir por vezes a vontade de excluir este tipo de tecnologias com a necessidade
destes meios, indispensáveis para muitos alunos. |
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