Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  14,13 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática
Autor:  
  Cláudia Regina Dos Anjos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSC/EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  206
Resumo  
  A presente pesquisa tem por objetivo oferecer encaminhamentos que possibilitem o acesso de estudantes do ensino médio a novas formas de aprendizagem em biologia; especialmente em genética; que permitam estabelecer relações entre os conhecimentos científicos veiculados pela mídia e pela escola; os conceitos básicos desenvolvidos nas aulas de biologia e as questões cotidianas. Por conta disso; buscamos saber que conhecimentos estudantes do ensino médio possuem sobre clonagem; que relações estabelecem entre esta temática; os conceitos básicos de biologia e questões do cotidiano; bem como conhecer a opinião destes estudantes sobre a pertinência do uso do tema em aulas de biologia. Estes dados foram obtidos através da aplicação de um questionário e realização de entrevistas com estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Itapema. As categorias de análise do questionário e da entrevista foram: meio formal/informal de acesso à temática; clareza conceitual; presença de obstáculos epistemológicos e determinismo genético e tecnológico; bem como relevância do tema no ensino. Os referenciais teóricos principais foram as categorias epistemológicas de Bachelard - obstáculos epistemológicos e ruptura - as categorias educacionais de Freire - dialogicidade e problematização - e ainda conhecimentos atuais sobre clonagem. Partimos do pressuposto de que a Abordagem Temática e a Metodologia Problematizadora são ferramentas importantes na orientação e elaboração de um programa de ensino que rompe com a abordagem conceitual tradicionalmente adotada nos currículos escolares e apresenta novas formas de tratar o conhecimento sistematizado. Verificamos a falta de interação entre o que se aprende na escola e o que se vive no dia-a-dia; a falta de embasamento teórico e a tendência em fazer uso de crenças e senso comum nas tomadas de decisões. Relacionamos estas dificuldades com a presença dos obstáculos epistemológicos que foi com freqüência percebido na fala dos estudantes entrevistados. Organizamos a programação de ensino baseada nos princípios conceituais da educação problematizadora de Paulo Freire; nos aproximando da quarta etapa de sua investigação temática; adaptando as idéias de Gouvêa nesta elaboração. Propomos situações didáticas por meio da metodologia dos três momentos pedagógicos.
     
    Baixar arquivo