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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
14,13
MB
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Título: |
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Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática |
Autor: |
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Cláudia Regina Dos Anjos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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206 |
Resumo |
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A presente pesquisa tem por objetivo oferecer encaminhamentos que possibilitem o
acesso de estudantes do ensino médio a novas formas de aprendizagem em biologia;
especialmente em genética; que permitam estabelecer relações entre os conhecimentos
científicos veiculados pela mídia e pela escola; os conceitos básicos desenvolvidos nas
aulas de biologia e as questões cotidianas. Por conta disso; buscamos saber que
conhecimentos estudantes do ensino médio possuem sobre clonagem; que relações
estabelecem entre esta temática; os conceitos básicos de biologia e questões do cotidiano;
bem como conhecer a opinião destes estudantes sobre a pertinência do uso do tema em
aulas de biologia. Estes dados foram obtidos através da aplicação de um questionário e
realização de entrevistas com estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola
pública estadual no município de Itapema. As categorias de análise do questionário e da
entrevista foram: meio formal/informal de acesso à temática; clareza conceitual; presença de
obstáculos epistemológicos e determinismo genético e tecnológico; bem como relevância do
tema no ensino. Os referenciais teóricos principais foram as categorias epistemológicas de
Bachelard - obstáculos epistemológicos e ruptura - as categorias educacionais de Freire -
dialogicidade e problematização - e ainda conhecimentos atuais sobre clonagem. Partimos
do pressuposto de que a Abordagem Temática e a Metodologia Problematizadora são
ferramentas importantes na orientação e elaboração de um programa de ensino que rompe
com a abordagem conceitual tradicionalmente adotada nos currículos escolares e apresenta
novas formas de tratar o conhecimento sistematizado. Verificamos a falta de interação entre
o que se aprende na escola e o que se vive no dia-a-dia; a falta de embasamento teórico e a
tendência em fazer uso de crenças e senso comum nas tomadas de decisões.
Relacionamos estas dificuldades com a presença dos obstáculos epistemológicos que foi
com freqüência percebido na fala dos estudantes entrevistados. Organizamos a
programação de ensino baseada nos princípios conceituais da educação problematizadora
de Paulo Freire; nos aproximando da quarta etapa de sua investigação temática; adaptando
as idéias de Gouvêa nesta elaboração. Propomos situações didáticas por meio da
metodologia dos três momentos pedagógicos. |
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