|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
4,58
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Quando o trem partiu? Ferrovia, cidade, memória e identidade em Novo Cruzeiro - MG (1960-2007) |
Autor: |
|
Pablo de Souza Oliveira
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
USS/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
|
HISTÓRIA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
423 |
Resumo |
|
Neste trabalho analisamos as representações sobre a relação entre a cidade de Novo Cruzeiro e a Estrada de Ferro Bahia e Minas (EFBM) produzidas a partir das memórias; e suas relações com as identidades coletivas percebidas na cidade atual. A ferrovia chegou ao povoado de São Bento em 1924; e contribui para seu crescimento. Em 1943; São Bento se torna a sede do município de Novo Cruzeiro; onde a presença ferroviária representa a imagem do progresso possível. No início da década de 1960 vemos outros aparatos surgirem ao lado da ferrovia; dando suporte para a identificação da sede; com traços rurais; como cidade. São percebidas relações com a ferrovia que sugerem que sua importância não era apenas como meio de transporte; mas também como suporte para práticas sociais. Neste sentido; a erradicação da estrada de ferro em 1966; representou um trauma; e legou à cidade uma situação de isolamento que trouxe conseqüências de cunho econômico; social e cultural. Não obstante; vemos na Novo Cruzeiro dos tempos atuais a construção da identidade coletiva relacionada com a ferrovia; que é utilizada como símbolo da cidade; mostrando que a Bahiminas; apelido dado pela população à EFBM; continua viva na memória coletiva dos moradores da cidade. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|