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Título:  
  Teorias de aprendizagem em curso de educação a distância: um estudo de caso
Autor:  
  Glaucemara Marinho de Souza   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  CEETEPS/TECNOLOGIA: GESTÃO DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO
Área Conhecimento  
  INTERDISCIPLINAR
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  366
Resumo  
  É visível o crescimento significativo de ofertas de cursos à distância fornecido por empresas; com o intuito de atualização e capacitação de seus empregados. Neste sentido; o Exército Brasileiro também faz uso desta modalidade de ensino-aprendizagem para atualização de seus profissionais. Contudo; a utilização da Educação a Distância sem uma fundamentação pedagógica adequada e sustentada pelas Teorias de Aprendizagem; pode levar tais cursos a vícios ocorridos em ambientes presenciais. Sendo assim; neste trabalho evidenciam-se as seguintes perguntas: 1) Que problemas foram encontrados no curso à distância elaborado pelo 3º Centro de Telemática de Área; dentro da visão do uso da tecnologia como transmissora de informação? 2) Que contribuições seriam necessárias para que o curso à distância do 3º Centro de Telemática de Área possa adequar a metodologia de ensino a novos princípios da Educação a Distância? O trabalho objetiva analisar os problemas enfrentados na área de Educação a Distância ao levantar os possíveis motivos que levam alunos a desistir de cursos à distância durante a realização do mesmo. Para isso; utilizou-se como fundamentação teórica as teorias de aprendizagem de Skinner; o Construtivismo de Piaget; a teoria do Sociointeracionismo de Vygotsky; o Construcionismo de Seymour Papert e a Interatividade de Carlos Valente. Por fim; os dados coletados por meio de questionário; aplicado a alunos desistentes; foram analisados e verificou-se que a educação a distância on-line apenas sustentada por recursos tecnológicos; pode não satisfazer as necessidades de alunos e empresas.
     
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