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Título:  
  Análise do comportamento no Brasil: o que foi pesquisado até 2005 em relação aos comportamentos matemáticos
Autor:  
  Daniel Del Rey   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/PSICOLOGIA EXPERIMENTAL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  317
Resumo  
  O objetivo da presente pesquisa foi analisar um aspecto da história da análise do comportamento no Brasil; estudando o que foi pesquisado em relação aos comportamentos matemáticos. Examinaram-se teses e dissertações que tratavam do tema; produzidas por analistas do comportamento no Brasil; até 2005. Pesquisadores da área indicaram trabalhos já produzidos e uma base de dados foi consultada para ampliar as referências na área. Também foi realizada uma busca nas referências bibliográficas destes trabalhos e no Currículo Lattes dos diversos autores. Dentre os trabalhos localizados; foram selecionados cinco teses de doutorado e vinte e quatro dissertações de mestrado. Para isto investigou-se: a) distribuição desses trabalhos ao longo dos anos; b) distribuição desses trabalhos por diferentes instituições; c) principais pesquisadores da área e como eles se relacionam; d) perfil dos participantes dessas pesquisas (idade; escolaridade; tipo de desenvolvimento); e) se era pesquisa básica ou aplicada; f) delineamento das pesquisas; g) setting aonde o trabalho foi realizado; h) financiamento que esses trabalhos tiveram; i) áreas da matemática estudadas; j) conceitos da Análise do Comportamento empregados na discussão teórica das diferentes áreas estudadas; k) como esses trabalhos se encaixam na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e l) quais são as principais referências bibliográficas para a área. Como principais resultados têm-se que trabalhos nessa área no Brasil têm crescido em número de forma acelerada após 1995; diversas instituições têm participado desse processo e já há uma rede de pesquisadores envolvidos. Os participantes têm idade variada; a maioria com desenvolvimento típico e grande maioria dos trabalhos é básico; com maior incidência de delineamento de sujeito único. Os comportamentos matemáticos mais estudados foram conceito de número e ordenação e o conceito da Análise do Comportamento mais empregado foi equivalência de estímulos. Dentre as referências bibliográficas analisadas; Paulo S.T. do Prado é o autor mais referido e dentre as referências internacionais Murray Sidman foi o autor mais referido. Os comportamentos analisados nesses trabalhos se limitam a objetivos propostos à educação infantil
     
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