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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
61,12
MB
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Título: |
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A formação do espaço urbano de tubarão e a ferrovia Tereza Cristina |
Autor: |
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Rodrigo Althoff Medeiros
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/ARQUITETURA E URBANISMO |
Área Conhecimento |
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ARQUITETURA E URBANISMO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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393 |
Resumo |
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A Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, hoje operada pela empresa Ferrovia
Tereza Cristina SA., iniciou sua implantação em território catarinense por volta do ano de 1880,
com o objetivo principal de transportar carvão da região das Minas para o porto de Imbituba.
Além do carvão, a ferrovia passa a transportar mercadorias diversas e pessoas e se constitui na
mola propulsora do desenvolvimento de uma série de pequenos núcleos urbanos que surgem ou
começam a desenvolver-se sob sua influência.
O município de Tubarão, e em especial sua área urbana, é um caso típico da
influência da via férrea na formação do espaço-urbano das cidades. Portanto, a pesquisa propõe
um estudo de caso do fenômeno na cidade de Tubarão, apontando interferências e obstruções,
ampliações e perspectivas futuras, os espaços construídos e não construídos de maneira direta
assim como de forma indireta pela ação deste importante agente do mundo capitalista.
A análise abrange o período que se inicia com a ocupação territorial na região sul do
estado de Santa Catarina em fins do século XVIII e no século XIX, até os tempos
contemporâneos em que a atividade ferroviária passa a integrar propostas alternativas de
desenvolvimento regional e integração com os transportes rodoviários, marítimos e aeroviários
formando um sistema intermodal vital para as cidades do sul catarinense. |
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