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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,47
MB
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Título: |
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Sala de leitura e educação infantil: um estudo em três escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro |
Autor: |
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Adriana Bonadiman de Mesquita Sales
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIRIO/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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320 |
Resumo |
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Este estudo tem como foco as Salas de Leitura de três escolas municipais de Educação Infantil de uma das dez (10) Coordenadorias do Município do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é conhecer e reconhecer tais espaços como ambiente de aproximação entre leitura; Literatura e leitores; estabelecendo um paralelo entre a concepção existente e a prática vivenciada. A pesquisa está situada numa perspectiva sócio-histórica; onde a construção de conhecimento se dá na relação entre sujeitos; em que as idéias de Mikhail Bakhtin sobre linguagem foram referenciais imprescindíveis. Concebendo a linguagem e mais especificamente a Literatura; como elemento vivo e histórico fundamental na formação do sujeito; procurei; por meio desse trabalho; observar como os professores regentes de Sala de Leitura desenvolvem práticas cotidianas a fim de contribuírem para as interações verbais e a formação de leitores na Educação Infantil. Para contextualizar historicamente as Salas de Leitura foi feita uma análise nos documentos oficiais que regulamentam o programa permitindo desta forma; traçar um panorama entre o ontem e o hoje nestes espaços. A realização de entrevistas com professores regentes e com os responsáveis centrais do programa foi um procedimento metodológico importante neste contexto; no sentido de perceber as diferentes nuances de apropriação desses espaços por professores e alunos. Além da participação em alguns centros de estudos de Sala de Leitura e do encontro anual das professoras de Salas de Leitura. |
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