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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.23
MB
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Título: |
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Quem resolve problemas aprende?: a contribuição do método de análise e solução de problemas para a aprendizagem organizacional |
Autor: |
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Claudemir Yoschihiro Oribe
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/MG/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
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ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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550 |
Resumo |
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As mudanças ambientais e de como tais alterações repercutem nas organizações; tem sido
assunto recorrente nos estudos organizacionais. A aprendizagem organizacional é considerada
hoje uma condição para que as organizações se desenvolvam e sobrevivam no ambiente
competitivo. As organizações que são efetivas no processo de aprendizagem equilibram-se
com práticas individuais e coletivas; formais e informais. Dentre as formais; encontra-se a
solução sistemática de problemas; que se faz no Brasil; principalmente pela aplicação do
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. Defende-se neste trabalho que as
aplicações do MASP são oportunidades genuínas de aprendizagem organizacional e uma
organização que faça uso do método poderia se denominar como uma organização que
aprende. Para comprovar tal assertiva; realizou-se uma pesquisa; cujo objetivo geral foi o de
avaliar se uma organização que se utiliza do Método de Análise e Solução de Problemas
MASP de forma sistemática pode ser considerada uma organização que aprende na
perspectiva da ação social de Templeton; Lewis e Snyder (2002). Os autores desenvolveram
seu próprio construto da aprendizagem organizacional como um processo contínuo; composto
pelos subconstrutos aquisição de conhecimento; distribuição da informação; interpretação da
informação e memória organizacional. A pesquisa foi realizada em três grandes organizações
brasileiras que utilizam o MASP em CCQs ou grupos de melhoria. Os resultados apontaram
uma alta freqüência de concordância em relação às quatro variáveis do construto; como
também nos aspectos do contexto organizacional; comportamento e gerenciamento dos
grupos; mostrando que uma empresa que utiliza o MASP poderia ser qualificada como uma
organização que aprende. |
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