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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
805,84
KB
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Título: |
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A educação profissional como política pública: uma análise do CEFETCE na virada dos anos 1990 |
Autor: |
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Vera Carla Ferreira Lobo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UECE/POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE |
Área Conhecimento |
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INTERDISCIPLINAR |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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207 |
Resumo |
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Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas nos cursos técnicos
de nível médio oferecidos pelo CEFETCE a partir da promulgação do Decreto nº
5.154/04, investigar o processo de implantação das novas mudanças advindas
desse processo e as consequências dessa mudança para a educação profissional. A
partir das mudanças ocorridas na LDB (Lei n. 9.394/96) e diante das imposições de
instituições responsáveis em regulamentar a Educação Profissional, foi implantado
nas instituições escolares de ensino médio e profissional um novo modelo de
Educação Profissional a partir do decreto n. 2.208/97. Em 2004 tal Decreto foi
revogado pelo Decreto nº 5.154, numa conjuntura de ajustes e incertezas sobre os
rumos da Educação Profissional para o país. Este estudo se propõe, portanto,
investigar tais alterações junto ao CEFETCE, bem como os impactos dessa política
para a Educação Profissional cearense. Escolhemos como metodologia a pesquisa
qualitativa e como fonte de investigação, o estudo de caso. Também construímos
um embasamento teórico mostrando o processo histórico da formação social e
política do Brasil e as bases da construção de uma política pública. Os resultados
observados atestam que as mudanças educacionais fazem parte de uma política
orientada por amplas determinações do contexto mundial, hoje profundamente
marcado pelo padrão de acumulação hegemônico e dentro desse contexto
encontram-se as instituições que executam as políticas determinadas por esse
contexto (o CEFETCE fazendo parte desse processo). Consideramos que esse
processo é dialético e que no Brasil as políticas públicas, em especial, as sociais têm
uma forte influência e interferência política no direcionamento das ações. |
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