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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Mediação interdisciplinar no ensino de química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
Autor:  
  Fábio Lustosa Souza   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  229
Resumo  
  Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA; nas áreas supramencionadas; por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação; como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos; matriculados nas 2ª e 3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008; assim como os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa; Matemática; Geografia; Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do “queijo de cabra”; que é um produto agroindustrial de relevância significativa; em face de suas peculiaridades regionais; as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas; em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso; além de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química.
     
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