|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
855,35
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Mediação interdisciplinar no ensino de química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA |
Autor: |
|
Fábio Lustosa Souza
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
229 |
Resumo |
|
Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química
para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer
um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA; nas áreas
supramencionadas; por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação; como forma
de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da
pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos; matriculados nas 2ª e
3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008; assim como os docentes
das disciplinas de Língua Portuguesa; Matemática; Geografia; Química e Tecnologia de Leite
e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do queijo de cabra;
que é um produto agroindustrial de relevância significativa; em face de suas peculiaridades
regionais; as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa
demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas
supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para
facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas; em superação ao isolamento
científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso; além de
facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|