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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A gestão da educação profissional no centro federal de educação tecnológica do Pará-CEFET/PA
Autor:  
  Cristiane Silva de Almeida   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPA/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  352
Resumo  
  Nesta pesquisa; tivemos como objeto de estudo as práticas de gestão do CEFET/PA; com o intuito de verificar se; nesta instituição de ensino; há o favorecimento da democratização da gestão na Educação Profissional. Para isso; elaboramos os objetivos da pesquisa a fim de identificar a lógica de organização da gestão da Educação Profissional no CEFET/PA; verificar como a autonomia escolar está sendo desenvolvida pela gestão do CEFET/PA; descrever como ocorre a participação dos sujeitos representantes no Conselho Diretor do CEFET/PA e analisar como as ações escolares são planejadas na instituição. Por isso; utilizamos de procedimentos metodológicos coerentes com os nossos objetivos de estudo; priorizando; nesse caso; a análise qualitativa dos dados. O instrumento de coleta de dados; desta pesquisa; foi a observação não-participante e a entrevista semi-estruturada; realizada com seis gestores do CEFET/PA. A partir da análise dos dados obtidos; chegamos as seguintes conclusões: a) a dinâmica de organização interna do CEFET/PA apresenta características que evidenciam práticas centralizadoras; fragmentadas e pouco articuladas à realidade educacional; b) a autonomia escolar tem favorecido o desenvolvimento de parcerias com instituições privadas; comprometendo a qualidade do ensino ofertado na instituição; no momento da realização de convênios e parcerias com o setor privado; c) a participação dos sujeitos escolares apresenta limitações nos processos de tomada de decisão do Conselho Diretor; evidenciando; sobretudo em relação aos representantes externos; d) o planejamento escolar está sendo desenvolvido a partir de ações desarticuladas que evidenciam a falta de compreensão acerca do papel da instituição.
     
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