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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
760,83
KB
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Título: |
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A gestão da educação profissional no centro federal de educação tecnológica do Pará-CEFET/PA |
Autor: |
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Cristiane Silva de Almeida
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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352 |
Resumo |
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Nesta pesquisa; tivemos como objeto de estudo as práticas de gestão do CEFET/PA; com o
intuito de verificar se; nesta instituição de ensino; há o favorecimento da democratização da
gestão na Educação Profissional. Para isso; elaboramos os objetivos da pesquisa a fim de
identificar a lógica de organização da gestão da Educação Profissional no CEFET/PA;
verificar como a autonomia escolar está sendo desenvolvida pela gestão do CEFET/PA;
descrever como ocorre a participação dos sujeitos representantes no Conselho Diretor do
CEFET/PA e analisar como as ações escolares são planejadas na instituição. Por isso;
utilizamos de procedimentos metodológicos coerentes com os nossos objetivos de estudo;
priorizando; nesse caso; a análise qualitativa dos dados. O instrumento de coleta de dados;
desta pesquisa; foi a observação não-participante e a entrevista semi-estruturada; realizada
com seis gestores do CEFET/PA. A partir da análise dos dados obtidos; chegamos as
seguintes conclusões: a) a dinâmica de organização interna do CEFET/PA apresenta
características que evidenciam práticas centralizadoras; fragmentadas e pouco articuladas à
realidade educacional; b) a autonomia escolar tem favorecido o desenvolvimento de
parcerias com instituições privadas; comprometendo a qualidade do ensino ofertado na
instituição; no momento da realização de convênios e parcerias com o setor privado; c) a
participação dos sujeitos escolares apresenta limitações nos processos de tomada de decisão
do Conselho Diretor; evidenciando; sobretudo em relação aos representantes externos; d) o
planejamento escolar está sendo desenvolvido a partir de ações desarticuladas que
evidenciam a falta de compreensão acerca do papel da instituição. |
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