|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
9,94
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O acompanhamento da aprendizagem na educação infantil: uma questão de avaliação? |
Autor: |
|
Maria Fernanda D Avila Coelho
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIVALI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
221 |
Resumo |
|
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de
construção da avaliação da aprendizagem de crianças de 4 a 16 meses de idade de
um Centro de Educação Infantil da Rede Pública de Ensino do Município de Itajaí e
suas relações na aprendizagem das crianças, e analisa a importância da ação do
professor da Educação Infantil neste processo. A metodologia utilizada nesta
investigação foi a pesquisa-ação, constituída de três momentos: exploração,
interação, intervenção. A pesquisa foi desenvolvida pelo período de três meses e
seus resultados indicam a importância da organização do espaço e tempo, o
planejamento das atividades, os registros das manifestações das crianças, as
relações mediadas pelos professores como aspectos importantes para o processo
de avaliação da aprendizagem no sentido de contribuir para a aprendizagem e o
desenvolvimento das crianças e para o aprimoramento da prática docente. Este
estudo fez parte das discussões dos grupos de pesquisa Contextos Educativos e
Práticas Docentes e Políticas Públicas de Currículo e Avaliação dentro da linha de
pesquisa Políticas para a Educação Básica e Superior. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|