Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  9.94 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O acompanhamento da aprendizagem na educação infantil: uma questão de avaliação?
Autor:  
  Maria Fernanda D Avila Coelho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIVALI/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  425
Resumo  
  Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de construção da avaliação da aprendizagem de crianças de 4 a 16 meses de idade de um Centro de Educação Infantil da Rede Pública de Ensino do Município de Itajaí e suas relações na aprendizagem das crianças, e analisa a importância da ação do professor da Educação Infantil neste processo. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa-ação, constituída de três momentos: exploração, interação, intervenção. A pesquisa foi desenvolvida pelo período de três meses e seus resultados indicam a importância da organização do espaço e tempo, o planejamento das atividades, os registros das manifestações das crianças, as relações mediadas pelos professores como aspectos importantes para o processo de avaliação da aprendizagem no sentido de contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e para o aprimoramento da prática docente. Este estudo fez parte das discussões dos grupos de pesquisa “Contextos Educativos e Práticas Docentes” e “Políticas Públicas de Currículo e Avaliação” dentro da linha de pesquisa “Políticas para a Educação Básica e Superior”.
     
    Baixar arquivo