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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
637.42
KB
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Título: |
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Foucault na educação: ferramentas analíticas para a práxis educacional hoje |
Autor: |
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Kelin Valeirão
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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409 |
Resumo |
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Esta Dissertação busca; amparada em categorias do pensamento de Michel Foucault; pensar
como a articulação entre poder e governamentalidade contribui para pensar a práxis
educacional hoje. A partir do entendimento de que a pergunta Was ist Aufklärung? é a
problematização que orienta o diagnóstico da filosofia de Foucault numa ontologia do
presente; retrocedo na história da filosofia e proponho pensar que enquanto Kant pensa o seu
presente a partir do conceito de Aufklärung; Foucault alicerça sua genealogia crítica no
neologismo governamentalidade. Este último é uma tecnologia de poder em pleno
funcionamento; uma ferramenta de pesquisa; uma lente que permite enxergar como operam os dispositivos de seguridade. Levando esta discussão para a Educação; percebo que a práxis
educacional hoje constitui-se numa nova maneira de conduzir a conduta das crianças. Não se
trata; entretanto; de algo absolutamente apartado da práxis educacional que vigorava até
então; tipicamente na sociedade disciplinar. Não devemos compreender tais passagens como
substituições compartimentalizadas de uma sociedade a outra; uma vez que perceber com
maior nitidez o presente em que vivemos exige a percepção do deslocamento da sociedade
disciplinar para a sociedade de controle; assim como o estudo da forma como este movimento
está vinculado não somente a uma maneira específica de conduzir a conduta das pessoas; mas
também ligado à chamada crise da educação. Ao que parece; a práxis educacional hoje atua
como um dispositivo que funciona em plena sintonia com uma determinada forma de
governamentalidade. Assim; ao pensar na articulação entre governamentalidade e práxis
educacional hoje; percebo que esta última se coloca dentro de uma ordem discursiva que dá
sustentação à governamentalidade da sociedade de controle; assim como é por ela sustentada. |
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