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Título:  
  Foucault na educação: ferramentas analíticas para a práxis educacional hoje
Autor:  
  Kelin Valeirão   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  392
Resumo  
  Esta Dissertação busca; amparada em categorias do pensamento de Michel Foucault; pensar como a articulação entre poder e governamentalidade contribui para pensar a práxis educacional hoje. A partir do entendimento de que a pergunta Was ist Aufklärung? é a problematização que orienta o diagnóstico da filosofia de Foucault numa ontologia do presente; retrocedo na história da filosofia e proponho pensar que enquanto Kant pensa o seu presente a partir do conceito de Aufklärung; Foucault alicerça sua genealogia crítica no neologismo “governamentalidade”. Este último é uma tecnologia de poder em pleno funcionamento; uma ferramenta de pesquisa; uma lente que permite enxergar como operam os dispositivos de seguridade. Levando esta discussão para a Educação; percebo que a práxis educacional hoje constitui-se numa nova maneira de conduzir a conduta das crianças. Não se trata; entretanto; de algo absolutamente apartado da práxis educacional que vigorava até então; tipicamente na sociedade disciplinar. Não devemos compreender tais passagens como substituições compartimentalizadas de uma sociedade a outra; uma vez que perceber com maior nitidez o presente em que vivemos exige a percepção do deslocamento da sociedade disciplinar para a sociedade de controle; assim como o estudo da forma como este movimento está vinculado não somente a uma maneira específica de conduzir a conduta das pessoas; mas também ligado à chamada “crise da educação”. Ao que parece; a práxis educacional hoje atua como um dispositivo que funciona em plena sintonia com uma determinada forma de governamentalidade. Assim; ao pensar na articulação entre governamentalidade e práxis educacional hoje; percebo que esta última se coloca dentro de uma ordem discursiva que dá sustentação à governamentalidade da sociedade de controle; assim como é por ela sustentada.
     
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