|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,01
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Nem repressão nem educação – Uma droga de cenário |
Autor: |
|
Lorenzo Martins Pompilio da Hora
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
371 |
Resumo |
|
Este trabalho tem como objetivo configurar o conjunto constelar das
abordagens sobre a droga e sua congruência político-social. No cenário mais amplo
da ascensional problemática da droga como problema social, sobretudo na faixa
jovem hoje muito aliciada não apenas para o consumo garantido de entorpecentes
como também suprir mão-de-obra para os escalões mais baixos os aviões no mundo
do tráfico. Para suporte teórico buscou-se tecer o cenário mais amplo, discutir o foro
das políticas sociais, cotejar a discurseira reinante sobre a questão políticoeducacional
e levantar a questão do apelo à participação popular e o comunitarismo
como forma de atuação conjunta, governo e sociedade civil. As políticas de combate,
se é que assim se pode chamá-las, são caracterizadas por falta de orientação
teórica, consistência, integração e orientação efetiva entre dois grandes grupos: a
repressão e a prevenção, que se fragmentam internamente, em diferenciadas
nuances e posições sobre que catalisa mais conflito e pouca solução, apesar da
gravidade. Como conclusão geral, constatou-se que falta informação teóricocientífica
para nortear a intervenção social que se vê, por sua vez, fragmentária e
perdida em clientelismo, desconhecimentos, interesses políticos e econômicos,
preconceitos e subjetivação. A acomodação geral aponta para a necessidade de
fundamentação teórica e abertura do debate público acerca dos conflitos existentes
entre as medidas de prevenção e repressão. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|