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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
724,12
KB
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Título: |
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Body modification: uma reflexão sobre a educação do corpo da juventude contemporânea |
Autor: |
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Nivea Maria Silva Menezes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIMEP/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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138 |
Resumo |
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A presente pesquisa aborda questões sobre: corpo, educação, juventude contemporânea e
Body Modification. Dadas as proporções que a imagem corporal assumiu nas últimas
décadas, principalmente se tratando da juventude enquanto consumidora voraz das
tendências e investimentos de toda espécie no campo da corporeidade, como no caso da
Body Modification, é que se faz necessário refletir acerca desse fenômeno presente e
amplamente difundido entre a juventude contemporânea. Hoje mais que em outros
momentos da vida social, tem-se a aparência como um fator primordial nas noções de
identidade. O que nos desperta a atenção são as formas pelas quais, principalmente,
adolescentes e jovens tratam seus corpos, e o fato de que, de uma forma ou de outra,
buscam por meio dele, se auto-afirmarem enquanto sujeitos, não pela via verbalizada, mas
pelas multifacetadas possibilidades de investimentos no corpo, que, por sua vez, impõe-se
nos espaços por onde circula, seja na escola, em casa, no trabalho ou em espaços de lazer.
Nosso estudo teve como objetivo geral: refletir acerca da Body Modification enquanto uma
manifestação extrema da condição do jovem na atualidade e seus desdobramentos no
campo da formação dos mesmos, a partir de categorias fundamentadas na Teoria Crítica
da Sociedade referendadas pela primeira geração da escola de Frankfurt, principalmente
com base nos estudos de Theodor W. Adorno, referentes à educação e a cultura.
Privilegiamos a juventude enquanto foco de pesquisa por entendermos que a juventude é
uma fase em que a formação do indivíduo está tensionada por uma certa necessidade social
de adaptação à ordem cultural (mercadológica) existente; pelo conflito que ela estabelece
com as autoridades institucionais (família, igreja, escola) e pela busca de um pertencimento
e de uma maior autonomia sobre as questões afetas ao corpo. A Body Modification é uma
das formas de educação do corpo, dentre muitas outras presentes na esteira da sociedade
administrada; seu caráter a princípio rebelde, revela uma insatisfação não menos
administrada do que a sociedade que a produz e nos autoriza a levar a cabo seus projetos de
instrumentalização da vida. Dessa forma, entendemos que a educação ao proporcionar
reflexões sobre tal realidade, pode contribuir com a desbarbarização vigente das relações
sociais e culturais em curso, a partir da compreensão desses fenômenos levando em conta
os contextos e dinâmicas em que estão inseridos, na tentativa de minimizar seus efeitos
obliteradores nos sujeitos em formação. |
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