Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  724.12 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Body modification: uma reflexão sobre a educação do corpo da juventude contemporânea
Autor:  
  Nivea Maria Silva Menezes   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIMEP/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  276
Resumo  
  A presente pesquisa aborda questões sobre: corpo, educação, juventude contemporânea e Body Modification. Dadas as proporções que a imagem corporal assumiu nas últimas décadas, principalmente se tratando da juventude enquanto consumidora voraz das tendências e investimentos de toda espécie no campo da corporeidade, como no caso da Body Modification, é que se faz necessário refletir acerca desse fenômeno presente e amplamente difundido entre a juventude contemporânea. Hoje mais que em outros momentos da vida social, tem-se a aparência como um fator primordial nas noções de identidade. O que nos desperta a atenção são as formas pelas quais, principalmente, adolescentes e jovens tratam seus corpos, e o fato de que, de uma forma ou de outra, buscam por meio dele, se auto-afirmarem enquanto sujeitos, não pela via verbalizada, mas pelas multifacetadas possibilidades de investimentos no corpo, que, por sua vez, impõe-se nos espaços por onde circula, seja na escola, em casa, no trabalho ou em espaços de lazer. Nosso estudo teve como objetivo geral: refletir acerca da Body Modification enquanto uma manifestação extrema da condição do jovem na atualidade e seus desdobramentos no campo da formação dos mesmos, a partir de categorias fundamentadas na Teoria Crítica da Sociedade referendadas pela primeira geração da escola de Frankfurt, principalmente com base nos estudos de Theodor W. Adorno, referentes à educação e a cultura. Privilegiamos a juventude enquanto foco de pesquisa por entendermos que a juventude é uma fase em que a formação do indivíduo está tensionada por uma certa necessidade social de adaptação à ordem cultural (mercadológica) existente; pelo conflito que ela estabelece com as autoridades institucionais (família, igreja, escola) e pela busca de um pertencimento e de uma maior autonomia sobre as questões afetas ao corpo. A Body Modification é uma das formas de educação do corpo, dentre muitas outras presentes na esteira da sociedade administrada; seu caráter a princípio rebelde, revela uma insatisfação não menos administrada do que a sociedade que a produz e nos autoriza a levar a cabo seus projetos de instrumentalização da vida. Dessa forma, entendemos que a educação ao proporcionar reflexões sobre tal realidade, pode contribuir com a desbarbarização vigente das relações sociais e culturais em curso, a partir da compreensão desses fenômenos levando em conta os contextos e dinâmicas em que estão inseridos, na tentativa de minimizar seus efeitos obliteradores nos sujeitos em formação.
     
    Baixar arquivo