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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
532.66
KB
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Título: |
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O conservatório dramático brasileiro e os ideais de arte, moralidade e civilidade no século XIX |
Autor: |
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Luciane Nunes da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFF/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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1,227 |
Resumo |
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A atividade artística; nas primeiras décadas do Segundo Império; no Brasil; estabelecia vínculos estreitos com um conjunto de práticas; com comportamentos; costumes e valores defendidos e recomendados pelas classes dominantes. O Conservatório Dramático Brasileiro; instituição censória fundada em 1843; através da censura teatral; buscou aproximar o teatro ao padrão de moralidade considerado ideal pelas elites política; intelectual e religiosa. Junto ao Conservatório; a crítica e parte da produção teatral e literária; através de um ideal de formação moral e de civilização do público por meio da arte; associaram a atividade artística às noções de moralidade e civilidade; tidas como necessárias ao progresso e à elevação do Brasil ao grupo das nações civilizadas européias. De forma direta; o Conservatório Dramático Brasileiro estabeleceu um conjunto de proibições no campo da construção simbólica; interferindo nos modos e tipos de representação da sociedade; inserindo-se; assim; em debates relativos a questões estéticas; políticas e de natureza moral - visto que pretendia intervir nos costumes e comportamentos do público. José Rufino Rodrigues de Vasconcelos e Antônio José Victorino de Barros; ambos censores da instituição; muito contribuíram para o fortalecimento da censura teatral e para que a atividade artística expressasse valores que consolidassem a supremacia do Estado Imperial e que assegurassem os privilégios à elite. Machado de Assis; como crítico; e posteriormente; como censor; também participará de tais discussões. Alinhavando todo o debate que se criou em trono do Conservatório; dos ideais de arte e das propostas de difusão do padrão de moralidade das classes dominantes; nota-se a utilização reiterada; por parte dos homens de letras da época; de um discurso de afirmação da arte nacional e de formação de um público especializado. |
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