Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  412,56 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
Autor:  
  Adriana Dias de Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/CIÊNCIAS SOCIAIS
Área Conhecimento  
  SOCIOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  256
Resumo  
  Esta dissertação é um estudo sobre as múltiplas faces com as quais a violência em meio escolar se manifesta e as suas repercussões no trabalho docente. Temos como objetivo contribuir para os estudos a respeito das relações que se estabelecem entre violência e escola; compreendendo a primeira na sua ambiguidade; isto é; como constitutiva do ato educativo; por meio das limitações que os princípios de vivência coletiva impõem; mas também as formas destrituvas que esya pode adquirir. Procuramos; desta forma; engatizar as consequências qie as incivilidades; enquanto manifestações 'invisíveis'; 'miúdas' ou 'ocultas' da violência; trazem para o cotidiano escolar; corroendo as relações ali estabelecidas. Seu eixo condutor foi a pesquisa empírica e bibliográfica; ancorando-se; principalmente nas teorias das Ciências Sociais; mas também recorrendo-se a outras áreas do conhecimento; como Filisofia e Psicologia; de forma a obter um olhar interdisciplinar sobre fenõmeno. por fim; como resultado desse precesso; analisamos as observações realizadas; juntamente com os professores da escola pesquisada; demonstrando que há várias maneiras de abordar a violência escolar e; esta é apenas uma delas; na qual busca-se encontrar pistas que auxiliem a elucidar a complecidade da realidade escolar brasileira comtemporânea.
     
    Baixar arquivo