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Título:  
  A dimensão subjetiva da vivência de jovens em um programa social: contribuições à análise das políticas públicas para a juventude
Autor:  
  Roberta Kafrouni   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/PSICOLOGIA (PSICOLOGIA SOCIAL)
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  720
Resumo  
  Este trabalho tem por objetivo apresentar a análise da dimensão subjetiva da vivência de adolescentes em um programa social e, com isso, refletir sobre as políticas públicas sobre a juventude. Na perspectiva da Psicologia Sócio-histórica a subjetividade é configurada pelas condições sociais internalizadas pelo sujeito que ao se apropriar delas cria modos particulares de relacionar-se com o mundo. Conhecer a dimensão subjetiva de uma dada realidade permite conhecer não apenas os modos do sujeito constituir-se num dado contexto, mas também conhecer as condições de produção de sua subjetividade. Neste caso, as condições de produção da subjetividade envolvem um programa de atendimento a jovens pobres mantido pelo governo do Estado do Paraná e a política pública que o rege. Para analisar a dimensão subjetiva da vivência de jovens no programa, investigou-se inicialmente a trajetória dos significados de juventude em nossa sociedade e os significados de juventude presentes nas políticas sociais. Em seguida, pesquisou-se um programa social que atende jovens pobres oferecendo cursos de capacitação profissional e encaminhando-os ao primeiro emprego. A pesquisa englobou a leitura de fontes escritas sobre o projeto e entrevistas com os técnicos. Realizaram-se entrevistas com quatro jovens atendidos pelo programa abordando sua experiência no programa, suas perspectivas de futuro e sua visão dos jovens. As entrevistas foram analisadas por meio dos núcleos de significação do discurso. A análise indicou que os adolescentes internalizaram os valores e idéias associados à juventude e suas expectativas futuras e à própria sociedade de modo geral. São os valores da sociedade liberal individualizantes, que responsabilizam o próprio sujeito por seu sucesso ou fracasso desconsiderando a estrutura social que determina em grande parte a trajetória dos indivíduos. Por fim, esta análise possibilitou refletir sobre as políticas públicas de juventude levando em consideração os significados transmitidos nelas e que subjetividade ela contribui por constituir
     
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