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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
531,83
KB
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Título: |
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A concepção de êxito no ensino de História para alunos com deficiência intelectual |
Autor: |
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Luis Henrique da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/MAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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249 |
Resumo |
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Segundo estatística do Ministério da Educação e Cultura (BRASIL, 2006), de 1998 a
2005, foram registradas 218.320 novas matrículas inclusivas nas escolas regulares, sendo
65,4% somente no Ensino Fundamental. Considerando que o mesmo quadro estatístico aponta
que 43,4% destas matrículas são de alunos com deficiência intelectual, propomos a análise da
dinâmica estabelecida no interior das escolas regulares, particularmente nas aulas de História,
a partir do momento em que esses alunos começam a fazer parte do contexto escolar. O
estudo teve como objetivo específico a busca em compreendermos qual seria a concepção de
êxito no ensino de História para esses alunos. Frente ao objetivo, realizamos entrevistas com
todos os 14 (quatorze) alunos com deficiência intelectual matriculados entre 5ª e 8ª série do
Ensino Fundamental de uma Diretoria Regional de Ensino no interior do Estado de São Paulo,
bem como seus respectivos professores de História. O resultado da coleta e análise de dados,
estudados quantitativa e qualitativamente através da Análise Social Discursiva, demonstrou
que a dinâmica do ensino não apresenta mudanças quando da presença desses alunos, mas
promove uma constante busca por ferramentas capazes de adequá-los às características de
uma educação que demonstrou-se essencialmente bancária (FREIRE, 2005). Reconhecendo a
inexistência de tais ferramentas de controle e sujeição, percebemos finalmente que a inclusão
escolar destes apresenta dois grandes potenciais: a inauguração de uma nova forma de
exclusão social em que alunos estarão inseridos em espaços que sutilmente desconsiderarão a
sua presença, ou a provocação de uma completa revisão dos objetivos da escola. |
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