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Título:  
  Desempenhos emergentes e leitura funcional em crianças com transtornos do espectro autístico
Autor:  
  Camila Graciella Santos Gomes   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSCAR/EDUCAÇÃO ESPECIAL (EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO ESPECIAL)
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO ESPECIAL
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  503
Resumo  
  Pessoas com transtornos do espectro autístico apresentam alterações em interação social recíproca, comunicação, linguagem e a presença de um padrão restrito de comportamentos. A literatura especializada aponta dificuldades de autistas na aprendizagem de relações entre estímulos, por meio de intervenções convencionais. O primeiro estudo avaliou o desempenho de vinte autistas em tarefas de emparelhamento por identidade sob dois procedimentos que diferiram quanto à forma de apresentação dos estímulos e à resposta de escolha. No procedimento de matching típico cada tentativa apresentava um estímulo modelo e três de comparação, no matching adaptado três modelos e três estímulos de comparação eram apresentados simultaneamente. A média de acertos foi significativamente maior no matching adaptado, mas ocorreu acentuada variabilidade inter-individual e esse arranjo favoreceu principalmente o desempenho de participantes com escores menores. O segundo estudo investigou a emergência de desempenhos não diretamente ensinados com autistas, entre eles a leitura funcional de palavras impressas. Foram ensinadas a quatro crianças com autismo relações envolvendo estímulos compostos por figuras/palavras impressas e estímulos unitários (palavras impressas), em tarefas de matching adaptado, além de relações de nomeação. Utilizou-se delineamento de linha de base múltipla tendo os participantes como seu próprio controle. Relações entre figuras e palavras impressas, assim com identificação e nomeação de palavras impressas foram testadas e os resultados indicaram a emergência de desempenhos que não foram diretamente ensinados e a formação de classes de estímulos equivalentes. O conjunto de dados sugere a importância da organização dos estímulos nas tarefas e o ensino de relações arbitrárias como parte das condições necessárias para promover o estabelecimento de comportamento simbólico em pessoas com autismo.
     
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