|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
948,19
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A aprendizagem de profissionais de RH inseridos em um grupo de discussão |
Autor: |
|
Deise Antunes Rambo
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRGS/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
351 |
Resumo |
|
O presente estudo tem como objetivo compreender como ocorre o processo de
aprendizagem de profissionais de Recursos Humanos a partir da participação dos
mesmos em um grupo de discussão da área. O grupo é composto por 45 executivos,
nos cargos de gerência ou de consultoria, que trabalham em empresas de médio e
grande porte de diferentes segmentos, localizadas na cidade de Porto Alegre e região.
A pesquisa, cujo caráter é qualitativo, exploratório e descritivo, utilizou-se de
observações de sua autora nas reuniões mensais do grupo durante oito meses e de
entrevistas com dez executivos escolhidos intencionalmente como fontes de coletas
de dados. A partir das transcrições das entrevistas e dos relatórios das observações
foi possível, por meio do método de análise de conteúdos, categorizar os resultados
obtidos em seis categorias, que são: o grupo RH Executivos – RS, formas de
participação e interação, compartilhamento e trocas, estrutura do grupo, ambientes
externos e aprendizagem em Recursos Humanos. Os principais resultados apontam
que há momentos do grupo, em que os indivíduos buscam a aprendizagem, esta
guiada por crenças e valores, especialmente nas ocasiões mais informais do grupo.
Entretanto, o que os mantêm interagindo é o objetivo de network e não
necessariamente, o de aprenderem juntos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|