Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2,13 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo
Autor:  
  Vanessa Caldeira Leite   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  283
Resumo  
  Esta dissertação está focada em dois campos discursivos diferentes, a educação e a arte, a partir de uma discussão sobre o corpo. O objetivo é analisar como o ensino de arte constitui o corpo, trazendo os discursos de professoras de arte do ensino fundamental e o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para arte. Aqui a arte é considerada enquanto campo de conhecimento, independentemente das diferentes linguagens artísticas, e o corpo enquanto lugar desse conhecimento. Já o ensino de arte é concebido enquanto momento/espaço de produção do conhecimento estético e sensível. Utilizo como principais ferramentas teóricas as contribuições de José Gil, Michel Foucault, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Denise Sant’anna, Lúcia Santaella e Sandra Richter. No processo de análise, destaco as dimensões que estão envolvidas na relação entre arte, corpo e ensino, explorando, por fim, algumas possibilidades curriculares de produção do conhecimento estético e sensível com e no corpo.
     
    Baixar arquivo