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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.13
MB
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Título: |
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Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo |
Autor: |
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Vanessa Caldeira Leite
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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305 |
Resumo |
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Esta dissertação está focada em dois campos discursivos diferentes, a educação e a arte, a partir de uma discussão sobre o corpo. O objetivo é analisar como o ensino de arte constitui o corpo, trazendo os discursos de professoras de arte do ensino fundamental e o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para arte. Aqui a arte é considerada enquanto campo de conhecimento, independentemente das diferentes linguagens artísticas, e o
corpo enquanto lugar desse conhecimento. Já o ensino de arte é concebido enquanto momento/espaço de produção do conhecimento estético e sensível. Utilizo como principais ferramentas teóricas as contribuições de José Gil, Michel Foucault, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Denise Santanna, Lúcia Santaella e Sandra Richter. No processo de análise, destaco as dimensões que estão envolvidas na relação entre arte, corpo e ensino, explorando, por fim,
algumas possibilidades curriculares de produção do conhecimento estético e sensível com e no corpo. |
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