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Título:  
  Educação e crise ambiental: o princípio responsabilidade como imperativo ético
Autor:  
  Claudia Battestin   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  321
Resumo  
  A sociedade moderna vive um grande paradoxo. Por um lado, a ética moderna está inserida na vida dos seres humanos e, de outro modo, as consequências são imprevisíveis, impondo desta forma uma reflexão acerca da condição humana. A partir da Crise Ambiental, oriunda da civilização tecnológica, surgem preocupações nunca vistas. Dessa forma, faz-se necessário refletir acerca do poder das novas tecnologias e das ameaças geradas em todas as esferas de vida, inclusive da própria Natureza do Homem. Com tantas mudanças, atingindo toda a biosfera, é necessário e urgente refletirmos acerca dos seguintes questionamentos: De que forma a educação poderá contribuir para amenizar tamanho caos? Como garantir um mundo viável para as próximas gerações" Com este objetivo de aproximar esta pesquisa da área da Educação, consideramos de extrema importância ressaltar aspectos relevantes de cunho teórico, a fim de estabelecer uma análise reflexiva sobre a Crise Ambiental contemporânea. São muitos autores contemporâneos que falam de ética, porém, com as categorias convincentes, enfatizamos o pensamento de Hans Jonas e Paulo Freire. Hans Jonas é o pensador que propôs um Principio Ético Responsável para a civilização tecnológica, superando o antropocentrismo com uma ética universal. Paulo Freire contribui com suas concepções acerca de uma educação ética, solidária, transformadora e emancipadora. O objetivo dessa pesquisa consiste primeiramente em analisar, refletir e questionar as nossas ações a respeito de um futuro ameaçado pelo impasse da ciência e do homem em busca do progresso. Somente assim poderemos indentificar e apontar possíveis caminhos e alternativas para a mudanças na esfera da Educação partindo de pressupostos éticos sustentados na valorização da vida como um todo. Dentro dessa perspectiva, seria possível assegurar um processo de ensino-aprendizagem com uma formação que indique os perigos e os caminhos que a humanidade deverá seguir. Esta sim, seria uma verdadeira ação pedagógica.
     
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