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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
710.94
KB
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Título: |
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Desenvolvimento de um modelo animal para autismo induzido pelo valproato: domínio do comportamento de aprendizagem |
Autor: |
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Helen Meira Cavalcanti
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UPM/DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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1,915 |
Resumo |
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Estudos experimentais vem buscando desenvolver modelos de teses comportamentais para roedores na tentativa de avaliar os três domínios que caracterizam o autismo: prejuízos na interação social, na comunicação verbal e não-verbal, padrões de comportamento, interesses, atividade restrita, comportamento repetitivo e estereotipado.Um dos modelos baseia-se na exposição pré-natal aos agentes teratógenos, como o ácido valpróico, considerados um fator de risco para o autismo. O objetivo deste trabalho é analisar a interferência do ácido valpróico no aprendizado e na capacidade de flexionar rotinas em ratos wistar. Trata-se de um estudo experimental, composta por uma amostra de 20 ratos machos, sendo 10 do grupo controle e 10 do grupo experimental. A capacidade de aprendizagem e de flexiblizar rotinas é avaliado pelo teste labirinto T. A capacidade de habituação é medida pelo teste de campo aberto, e a capacidade de aprendizagem, discriminação e reversão é avaliado pelo teste na caixa de condicionamento operante. Os resultados mostram que o ácido valpróico interferiu nas capacidades de aprendizagem, de flexibilizar a rotina, de habituação e reversão do aprendizado. Essas alterações comportamentais são compatíveis com aqueles observados em indivíduos autistas. |
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