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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
11,18
MB
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Título: |
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Sistemas de estacionamento vertical modulado em estrutura metálica |
Autor: |
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Ezequiel Mendonça Rezende
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFOP/ENGENHARIA CIVIL |
Área Conhecimento |
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ENGENHARIA CIVIL |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2004 |
Acessos: |
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1.621 |
Resumo |
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Um dos maiores problemas das grandes cidades está relacionado ao envelhecimento dos centros urbanos associado à falência de toda a estrutura viária para receber um sistema de trânsito cada vez mais conturbado. Paralelamente a isto; o incremento de políticas públicas que privilegiam a revitalização dos centros e a melhoria nos transportes coletivos poderá ajudar a reverter parte deste quadro; mas; ironicamente; em contrapartida; agrava o complexo problema de estacionamento de veículos nestas áreas centrais que merecem um novo enfoque e a busca de novas soluções. Este é o tema principal deste trabalho.
Para compreender melhor o impacto urbano provocado pelo uso do automóvel; deve-se retroceder à sua evolução na história; desde a sua criação no final do séc. XIX; atingindo um grande crescimento após a segunda guerra mundial. Atualmente enfrentam-se; nos grandes centros urbanos; políticas de pedágios urbanos com o objetivo de minimizar os impactos negativos do trânsito em determinadas áreas.
Para a criação de novos espaços de estacionamento nestas regiões centrais é necessário buscar soluções criativas que adotem um aumento da densidade de armazenamento de veículos em determinados locais. Uma das possibilidades é a implantação de edifícios modulados em estrutura metálica; totalmente automatizados; que consistem praticamente em simples estruturas; sem a necessidade do uso de lajes para pisos; ou mesmo; de elementos de fechamento. A exemplo destes edifícios modulados; podemos citar os galpões de armazenamento de grandes atacadistas existentes no Brasil. Estes edifícios; por suas próprias características; não permitem o acesso do usuário ao seu interior; já que os veículos são conduzidos por equipamentos totalmente robotizados.
Este trabalho apresenta quatro tipologias de Sistemas de Estacionamento Modular Automatizado (Modular Automated Parking Sytems- MAPS) que podem ser implantados em uma grande variedade de situações; desde pequenos lotes urbanos até composições que permitam a criação de edifícios; garagens com capacidade para centenas ou até milhares de veículos; bastando para isto; agregar mais módulos construtivos à edificação.
Cada módulo é formado por células que comportam dois ou quatro veículos; dependendo da sua tipologia. Por serem em estrutura metálica; estes módulos podem ser montados em um terreno urbano e após um determinado tempo; desmontados e transferidos para outro local.
Um estudo de caso compara a solução de um edifício subterrâneo convencional em concreto armado proposto para uma grande área urbana na cidade de Belo Horizonte MG; com um Sistema de Estacionamento Modular Automatizado proposto para o mesmo local. Neste estudo; o sistema modular foi considerado inicialmente acima do solo e posteriormente subterrâneo.
Por fim; é feita uma análise de um trecho da malha urbana da cidade de Belo Horizonte; verificando a viabilidade da implantação destes sistemas automatizados em terrenos propícios numa região de comércio; carente de áreas de estacionamento.
As conclusões apresentadas neste trabalho mostram a vantagem do uso do Sistema de Estacionamento Modular Automatizado em determinadas situações; em que não são possíveis as implantações de edificações convencionais. Este trabalho também apresenta as possibilidades de uso dos sistemas modulares para a revitalização (retrofit) de edificações antigas existentes nos centros urbanos. |
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