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Título:  
  Sistemas de estacionamento vertical modulado em estrutura metálica
Autor:  
  Ezequiel Mendonça Rezende   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFOP/ENGENHARIA CIVIL
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA CIVIL
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2004
Acessos:  
  870
Resumo  
  Um dos maiores problemas das grandes cidades está relacionado ao envelhecimento dos centros urbanos associado à falência de toda a estrutura viária para receber um sistema de trânsito cada vez mais conturbado. Paralelamente a isto; o incremento de políticas públicas que privilegiam a revitalização dos centros e a melhoria nos transportes coletivos poderá ajudar a reverter parte deste quadro; mas; ironicamente; em contrapartida; agrava o complexo problema de estacionamento de veículos nestas áreas centrais que merecem um novo enfoque e a busca de novas soluções. Este é o tema principal deste trabalho. Para compreender melhor o impacto urbano provocado pelo uso do automóvel; deve-se retroceder à sua evolução na história; desde a sua criação no final do séc. XIX; atingindo um grande crescimento após a segunda guerra mundial. Atualmente enfrentam-se; nos grandes centros urbanos; políticas de pedágios urbanos com o objetivo de minimizar os impactos negativos do trânsito em determinadas áreas. Para a criação de novos espaços de estacionamento nestas regiões centrais é necessário buscar soluções criativas que adotem um aumento da densidade de armazenamento de veículos em determinados locais. Uma das possibilidades é a implantação de edifícios modulados em estrutura metálica; totalmente automatizados; que consistem praticamente em simples estruturas; sem a necessidade do uso de lajes para pisos; ou mesmo; de elementos de fechamento. A exemplo destes edifícios modulados; podemos citar os galpões de armazenamento de grandes atacadistas existentes no Brasil. Estes edifícios; por suas próprias características; não permitem o acesso do usuário ao seu interior; já que os veículos são conduzidos por equipamentos totalmente robotizados. Este trabalho apresenta quatro tipologias de Sistemas de Estacionamento Modular Automatizado (Modular Automated Parking Sytems- MAPS) que podem ser implantados em uma grande variedade de situações; desde pequenos lotes urbanos até composições que permitam a criação de edifícios; garagens com capacidade para centenas ou até milhares de veículos; bastando para isto; agregar mais módulos construtivos à edificação. Cada módulo é formado por células que comportam dois ou quatro veículos; dependendo da sua tipologia. Por serem em estrutura metálica; estes módulos podem ser montados em um terreno urbano e após um determinado tempo; desmontados e transferidos para outro local. Um estudo de caso compara a solução de um edifício subterrâneo convencional em concreto armado proposto para uma grande área urbana na cidade de Belo Horizonte – MG; com um Sistema de Estacionamento Modular Automatizado proposto para o mesmo local. Neste estudo; o sistema modular foi considerado inicialmente acima do solo e posteriormente subterrâneo. Por fim; é feita uma análise de um trecho da malha urbana da cidade de Belo Horizonte; verificando a viabilidade da implantação destes sistemas automatizados em terrenos propícios numa região de comércio; carente de áreas de estacionamento. As conclusões apresentadas neste trabalho mostram a vantagem do uso do Sistema de Estacionamento Modular Automatizado em determinadas situações; em que não são possíveis as implantações de edificações convencionais. Este trabalho também apresenta as possibilidades de uso dos sistemas modulares para a revitalização (retrofit) de edificações antigas existentes nos centros urbanos.
     
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