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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
463,47
KB
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Título: |
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A ação comunicativa na práxis pedagógica: um estudo a partir de Habermas |
Autor: |
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Maria José Ferreira Ruiz
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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175 |
Resumo |
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Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar. Parte da crítica à racionalidade moderna e enfatiza a forma como a racionalidade instrumental reflete na educação. Considera que desenvolver uma proposta educacional pautada na ação comunicativa é um desafio; já que a escola é ainda bastante permeada pela razão instrumental. Nesse locus; por vezes; os fins acabam por justificar os meios; valorizando-se mais os resultados estatísticos do que o processo em si mesmo. A escola; dessa forma; passa a ser colonizada pelo mundo sistêmico. A pesquisa discute como alguns estudiosos da educação vêem a possibilidade de aproximação das idéias da razão comunicativa à escola; como contraponto à racionalidade instrumental que reifica o homem; assim como a natureza. Nesse prisma; defende que essa aproximação traria suporte para uma gestão escolar democrática na qual a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo estaria presente de forma institucional; tornando-se uma possibilidade de melhoria nos conflitos que assolam esse meio. Apresenta alguns princípios da Teoria da ação comunicativa e da Teoria dos atos de fala buscando empreender uma discussão de como essas podem subsidiar uma proposta de educação moral. Faz apontamentos sobre a educação moral em teóricos que deram sustentáculo a Habermas para a construção de sua ética discursiva. Estabelece; também; um confronto entre a dialogicidade a as possibilidades de formação moral na escola. Discute; ainda; alguns pressupostos da democracia e como estes poderiam estar presentes no interior da escola; estimulando a racionalidade comunicativa. Apresenta uma proposta prática: as assembléias escolares. Vê esta como possibilidade de empreender na escola a ação comunicativa. Finaliza compreendendo que; embora muitas críticas se façam à Teoria da Ação Comunicativa; a mesma tem muito a oferecer à práxis pedagógica na formação de pessoas comunicativamente competentes. |
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