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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A ação comunicativa na práxis pedagógica: um estudo a partir de Habermas
Autor:  
  Maria José Ferreira Ruiz   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  175
Resumo  
  Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana ao ambiente escolar. Parte da crítica à racionalidade moderna e enfatiza a forma como a racionalidade instrumental reflete na educação. Considera que desenvolver uma proposta educacional pautada na ação comunicativa é um desafio; já que a escola é ainda bastante permeada pela razão instrumental. Nesse locus; por vezes; os fins acabam por justificar os meios; valorizando-se mais os resultados estatísticos do que o processo em si mesmo. A escola; dessa forma; passa a ser “colonizada” pelo mundo sistêmico. A pesquisa discute como alguns estudiosos da educação vêem a possibilidade de aproximação das idéias da razão comunicativa à escola; como contraponto à racionalidade instrumental que reifica o homem; assim como a natureza. Nesse prisma; defende que essa aproximação traria suporte para uma gestão escolar democrática na qual a comunicação entre todos os atores envolvidos no processo estaria presente de forma institucional; tornando-se uma possibilidade de melhoria nos conflitos que assolam esse meio. Apresenta alguns princípios da “Teoria da ação comunicativa” e da “Teoria dos atos de fala” buscando empreender uma discussão de como essas podem subsidiar uma proposta de educação moral. Faz apontamentos sobre a educação moral em teóricos que deram sustentáculo a Habermas para a construção de sua “ética discursiva”. Estabelece; também; um confronto entre a dialogicidade a as possibilidades de formação moral na escola. Discute; ainda; alguns pressupostos da democracia e como estes poderiam estar presentes no interior da escola; estimulando a racionalidade comunicativa. Apresenta uma proposta prática: as assembléias escolares. Vê esta como possibilidade de empreender na escola a ação comunicativa. Finaliza compreendendo que; embora muitas críticas se façam à “Teoria da Ação Comunicativa”; a mesma tem muito a oferecer à práxis pedagógica na formação de pessoas comunicativamente competentes.
     
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