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Título:  
  Ainda faz sentido escrever cartas? Uma experiência com o ensino de gêneros na Educação de Jovens e Adultos
Autor:  
  Karin Luciane Cardoso Loukili   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRGS/LETRAS
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  272
Resumo  
  Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa-ação; de cunho qualitativo; desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA; em uma escola pública da periferia de São Leopoldo/RS; região metropolitana de Porto Alegre. O ensino/aprendizagem do gênero carta foi desenvolvido através de uma seqüência didática; segundo modelo de Schneuwly & Dolz (2004); partindo da produção de textos de instância privada para a pública. Com referencial teórico baseado na concepção baktiniana de gênero e nas contribuições de outros pesquisadores voltados para essa temática; a pesquisa foi realizada observando-se os aspectos interacionais mobilizados pelos alunos para atingirem seus objetivos comunicativos. A apresentação do gênero através da seqüência didática teve como propósito instrumentalizar os alunos para produzi-lo na escola; e também fora dela; bem como de levá-los a desenvolverem capacidades que ultrapassassem o gênero em questão e que fossem transferíveis para outros. As tarefas propostas incluíam a leitura e escrita de “cartas pessoais”; “cartas de leitor” e “cartas reclamatórias”. Algumas tarefas de produção escrita do gênero foram elaboradas para um objetivo real de interação e não apenas como escrita em âmbito escolar. Os resultados apresentados mostram que um trabalho de escrita que estabelece relações com o cotidiano dos alunos pode ser ampliado a partir de um gênero conhecido; conseguindo-se o aprimoramento das capacidades discursivas; além de despertar maior interesse nas classes de jovens e adultos.
     
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