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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,48
MB
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Título: |
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Ainda faz sentido escrever cartas? Uma experiência com o ensino de gêneros na Educação de Jovens e Adultos |
Autor: |
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Karin Luciane Cardoso Loukili
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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272 |
Resumo |
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Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa-ação; de cunho qualitativo;
desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA; em uma escola pública
da periferia de São Leopoldo/RS; região metropolitana de Porto Alegre. O
ensino/aprendizagem do gênero carta foi desenvolvido através de uma seqüência
didática; segundo modelo de Schneuwly & Dolz (2004); partindo da produção de textos
de instância privada para a pública. Com referencial teórico baseado na concepção
baktiniana de gênero e nas contribuições de outros pesquisadores voltados para essa
temática; a pesquisa foi realizada observando-se os aspectos interacionais mobilizados
pelos alunos para atingirem seus objetivos comunicativos. A apresentação do gênero
através da seqüência didática teve como propósito instrumentalizar os alunos para
produzi-lo na escola; e também fora dela; bem como de levá-los a desenvolverem
capacidades que ultrapassassem o gênero em questão e que fossem transferíveis para
outros. As tarefas propostas incluíam a leitura e escrita de cartas pessoais; cartas de
leitor e cartas reclamatórias. Algumas tarefas de produção escrita do gênero foram
elaboradas para um objetivo real de interação e não apenas como escrita em âmbito
escolar. Os resultados apresentados mostram que um trabalho de escrita que estabelece
relações com o cotidiano dos alunos pode ser ampliado a partir de um gênero
conhecido; conseguindo-se o aprimoramento das capacidades discursivas; além de
despertar maior interesse nas classes de jovens e adultos. |
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